Relatório de Estágio Educação Infantil
Por: Taisbittenca • 6/1/2023 • Trabalho acadêmico • 1.637 Palavras (7 Páginas) • 354 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ED. INFANTIL
COVID-19
PORTO ALEGRE
2020
- INTRODUÇÃO
Este relatório de estágio, teve sua prática na modalidade online e substitui o estágio presencial do curso de Licenciatura em Pedagogia - Segunda Licenciatura. Tal cenário se dá por conta do período instável o qual estamos atravessando devido a pandemia da Covid-19. Por questões de segurança, diante da pandemia, os protocolos estabelecem regras restritas de convívio. Onde prevaleceu, em grande medida, o isolamento social e as escolas permaneceram fechadas com suas atividades de maneira síncrona e assíncrona, todos de forma remota.
Com a finalidade de evitar aglomerações, no Rio Grande do Sul, houve um retorno gradual. De acordo com os segmentos que estavam sendo mais afetados no que diz respeito à aprendizagem, começando então pela Ed. Infantil e Séries Iniciais. Diante do fato do estágio ser uma atividade obrigatória houve a necessidade de uma adequação para esta realidade, garantindo a menor circulação possível dentro das escolas. A alternativa frente a esta questão foi a de se ajustar ao contexto online. De maneira a contemplar as etapas e processos esperados em um estágio presencial.
Assim, como em um estágio presencial, foi preciso a assinatura do termo de compromisso de estágio, cuja a mesma foi feita pela própria instituição, no caso, a Uninter. E, uma vez deferido o termo, o passo subsequente foi o desenvolvimento de um plano de aula para postagem e validação, seguido da execução deste plano.
Para a apresentação da aula, foi definido que o canal a ser usado para a exibição da mesma, seria o Youtube. O vídeo foi visualizado por 73 pessoas dois dias após ter sido colocado na plataforma e após três dias, teve audiência de mais 5 pessoas. Outros estudantes da faculdade e professores de minha convivência assistiram a videoaula e houve troca de experiências através de mensagens e comentários.
A aula elaborada foi de artes visuais, com uma pintura por observação de frutas com aquarela seguida de partilha e degustação. Esta proposta permite diversas possibilidades de transdisciplinaridade e pode ser conduzida tanto na escola quanto em casa, pensando justamente nas inúmeras vezes em que as famílias em parceria com as escolas precisavam auxiliar nas atividades remotas e assíncronas. As ideias surgiram por inspiração de autores como (Malaguzzi,1999,p.98), Porto (2008) e Saviani (2011) e todos corroboram nas potentes possibilidades que estas aulas proporcionam aos alunos.
Mesmo de forma remota, o estágio propicia o exercício de transportar conhecimentos teóricos aprendidos ao longo do curso de forma concreta. Agregando e enriquecendo na prática etapas importantes como: a organização, o planejamento, o uso dos materiais, a ampliação de repertório, das ferramentas, recursos bem como para a realização da aula em si.
- DESENVOLVIMENTO
A atividade principal deste estágio foi a elaboração de um plano de aula a ser realizado onde os passos, os processos, a partilha desse pensar precisava ser através da exibição de vídeo no Youtube. Como este estágio é o de Docência na Ed.Infantil, escolhi a faixa etária de crianças de 4 - 5 anos.
A aula preparada foi intencionalmente de artes visuais, pois no seu andamento envolve múltiplos saberes previstos na BNCC, nos campos de experiências, como por exemplo: relações de pesos, tamanhos, medidas, quantidades, cores, transformações, traços e na comunicação constante envolvidas de narrativas e interpretações. Esta elaboração também agrega e permite também trabalhar questões sociais de convívio, como regras e a motricidade fina. É uma atividade bastante lúdica, prática e saborosa. Geralmente capta muito a atenção das crianças que se envolvem com facilidade nas etapas sugeridas pelo professor.
Rubem Alves escreveu em seu livro Estórias de Quem Gosta de Ensinar:
Cozinha: ali se aprende a vida. É como uma escola em que o corpo, obrigado a comer para sobreviver, acaba por descobrir que o prazer vem de contrabando. A pura utilidade alimentar, coisa boa para a saúde, pela magia da culinária, se torna arte, brinquedo, fruição, alegria. Cozinha, lugar dos risos...(ALVES, 1987 p.92).
Na escola em geral, mas principalmente na Educação Infantil, é fundamental estimular a criatividade da criança para mantê-la interessada em aprender. A aula de artes visuais é super atrativa e ampla. Com o ambiente preparado, a sugestão das performances de manipular as frutas, cheirar, observar, desenhar e depois cortá-las para degustar dão vida a muitas sensações e enriquece as experiências sensoriais. Embora o registro gráfico preveja uma concentração e execução individual para a expressão, a continuidade da atividade estimula a participação coletiva, ajuda no desenvolvimento de habilidades e, ainda favorece o aprendizado de novos conteúdos.
Explorar, observar, desenhar, manusear e degustar frutas além de uma atividade que permite uma fluidez do tempo na escola, é uma grande brincadeira. Proporciona um ambiente de significado e protagonismo real onde as crianças têm uma participação ativa e aprendem a organizar e respeitar os colegas de acordo com seus afazeres em rodízio. Ao final, os alunos ainda saboreiam algo preparado por eles mesmos. Citando Paulo Freire (2009, p. 47):
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Desse modo, deixa claro que o ensino não depende exclusivamente do professor, assim como aprendizagem não é algo apenas de aluno, as duas atividades se explicam e se complementam; os participantes são sujeitos e não objetos um do outro.
A criança é protagonista do processo de aprendizagem. O professor apoia o desenvolvimento, encoraja a aprendizagem ativa oportunizando a criança a construir seu conhecimento.
Um ponto muito importante que foi levado em consideração na elaboração da aula, além de todos os demais citados, foi a possibilidade da realização da atividade em casa. Com a pandemia e as aulas presenciais suspensas, os pais precisaram se reinventar e encontrar maneiras para continuar ensinando seus filhos. A carência didática revelada por muitos são questões pertinentes neste momento. Esta é, portanto, mais uma opção que gera, além do conhecimento, uma oportunidade de um momento especial entre pais e filhos.
...