Relatório de Estágio da Educação Infantil
Por: Aline Silva • 16/10/2019 • Trabalho acadêmico • 4.562 Palavras (19 Páginas) • 243 Visualizações
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
COLÔNIA DO SABER
PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
ELENILDO FRANCISCO DA SILVA
Rio de Janeiro
2019
ELENILDO FRANCISCO DA SILVA
PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil sob a orientação da Professora Miriam.
Rio de Janeiro
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................7
2 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA............................................................8
3 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA.............................................................11
4 DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS...............................................................................................13
5 CONCLUSÃO...........................................................................................22
6 REFERÊNCIAS........................................................................................23
ANEXOS
1. INTRODUÇÃO
Este relatório tem a intenção de documentar aqui minha experiência no decorrer do período em que vivenciei na prática tudo que tenho aprendido na teoria. Visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas.
É o momento de aplicar alguns conceitos adquiridos no período do curso de Pedagogia e que seja um momento de aprendizado, um momento de tirar as dúvidas, de integrar-se ao novo ambiente em que irei trabalhar, e que a partir da observação da atuação de outros profissionais da área, podermos formar o perfil de professor que queremos ser.
Observar como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e a interação com os alunos nos diferentes ambientes entre uma sala e outra onde se realiza o estágio. Contém a descrição de como podemos aprender, a exercer a profissão de educador, por meio da observação da atuação de outros profissionais, e também participando de atividades em sala de aula.
2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A instituição a ser descrita no presente relatório é a Creche Municipal Renascer, localizada na Rua Pastor Joaquim Rosa nº499 Vilar dos Teles, São João de Meriti tel: 26503087 como dependência administrativa Municipal.
A creche possui 11 (onze) salas de aula, 1 (uma) sala de brinquedos,1 (uma) sala de direção, secretaria, salas dos professores, sala de orientação pedagógica, 7(sete) banheiros, 1(uma) cozinha, 1(um) refeitório, 2(duas) dispensas, pátio coberto, pátio descoberto e parquinho.
A creche Municipal Lindaura Amorim é uma creche e escola que possui turmas de educação infantil sendo creche (integral) crianças de 1,2 e 3 anos e pré escola(2 turnos)crianças de 4 e 5 anos nos seguintes horários:creche de 7h ás 17h e pré escola de 7h ás 11h e 13h ás 17h.
Nesta instituição tive a oportunidade de ver o Projeto Político Pedagógico este documento, tem como título ’’Educar e Cuidar, a educação que queremos’’, nele consta projetos, procedimentos de observação contínua das crianças, organograma e outros itens que se fazem essenciais para um bom funcionamento da creche.
Seu Objetivo é oportunizar a construção da identidade e autonomia: fortalecendo a autoestima, promovendo situações nas quais as crianças possam desenvolver suas habilidades físicas e mentais; usando sua imaginação e criatividade, com ênfase à afetividade, a cooperação, socialização e organização; favorecendo a interpretação da realidade; estabelecendo relações entre novas informações e a realidade das crianças para construir o conhecimento, compreendendo a sociedade e interagindo nela. A Creche utiliza da seguinte metodologia: Sócio Interacionista.
A instituição, estando situada numa região de bairro atende a crianças pertencentes a um nível sócio econômico médio baixo. Atualmente a creche atende em média 277 crianças na faixa etária de 1 a 5 anos, sendo divididos entre o A1 (1 ano á 2 anos) 2A, 2B e 2C ( 2 anos á 3 anos), 3A,3B e 3C (3 á 4 anos) pré (5 anos) e compõem em seu quadro de funcionário cerca de 50 ao total, sendo 21 professores, 8 agentes educativas, 1diretora, 2 coordenadoras, 2 orientadoras pedagógicas, 4 cozinheiras, 2 auxiliares da limpeza, 1 secretária, 2 vigias.
Seu funcionamento é período integral, onde as crianças são recepcionadas a partir das 7h da manhã e saem ás 17h da tarde, para a pré escola o horário de funcionamento é no período matutino das 7h às 11h e no vespertino das 13 h às 17h, atendendo a todos os seus alunos, inclusive educação especial de 2ª à 6ª feira, atendendo as necessidades básicas das crianças, nos aspecto sócio: afetivo, educativo, cognitivo, linguístico e psicomotor.
A instituição orienta-se baseada nas diretrizes legais: LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), Diretrizes da Secretaria Municipal de Educação, Regimento Escolar Interno, Constituição Federal de 1988, Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Estas leis estabelecem e garantem a toda criança de zero a seis anos de idade o direito a Educação Infantil em creches e pré-escolas. A Educação Infantil é fundamental para o desenvolvimento da criatividade, automonia, responsabilidade, construção da identidade e formação para a cidadania da criança, a Educação Infantil é a base para a educação.
A Creche Municipal busca trabalhar em parceria com as famílias das crianças, solicitando que os pais valorizem a cada trabalho desenvolvido na instituição, que participem da produtividade de seus filhos, do que eles realizam durante o dia letivo, sensibilizando que a participação é necessária, é um direito e um dever de todos os cidadãos. Sempre que possível os profissionais se reúnem para momentos de reflexões e interações para soluções de problemas ou discutir novas idéias para melhorias.
...