Relatório de estágio na escola de professores de educação física
Trabalho acadêmico: Relatório de estágio na escola de professores de educação física. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: drcalado • 4/5/2014 • Trabalho acadêmico • 2.807 Palavras (12 Páginas) • 659 Visualizações
Sumário
1. Introdução 3
2. Visão geral da educação física na escola. 5
3. A experiência da regência / co-regencia/ observação. 6
4. Possibilidade e limite encontrados 8
5. Análise critica do processo do estágio. 8
Referência biográfica 12
Anexos 13
ROTEIRO DE ELABORAÇÃO
PARA ESTÁGIO FINAL
1. Introdução
1.1 Dados de identificação da escola, dados de identificação dos profissionais que intercederam no processo de estágio (diretor, coordenador, professor e orientador). Falar sobre o que é estágio curricular obrigatório e sua importância na formação profissional em EF?
No estágio realizado aprendi muitas coisas importantes que vai acrescentar muito no meu conhecimento. Esses aprendizados serão importantes para o meu futuro profissional e eu agradeço muito aos profissionais que me acompanharam nessa caminhada em especial a professora Simone.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de formação em Educação Física, o estágio supervisionado constitui um processo de transição profissional, que procura ligar duas lógicas (educação e trabalho) e que proporciona ao estudante a oportunidade de demonstrar conhecimentos e habilidades adquiridos e também treinar as competências que já detém, sob supervisão de um profissional da área.
Através deste estágio pude viver experiências que consolidarão na mina futura profissão. Aprendi que no dia- dia tem muitos obstáculos a serem vencidos, um exemplo é como os alunos se comportam com os professores, deixando de respeitar o mesmo no momento em que está sendo explicado uma matéria. Mas acredito que essa é uma barreira que pode ser contornada pelo professor para que isto não interfira nas atividades do dia-dia e no seu profissionalismo.
Uma das dificuldades percebidas foi no momento que a professora tentava explicar suas matérias. Como sobre o futebol se destaca pois é um esporte muito importante hoje na sociedade e que muitos de seus alunos gostam deste esporte. Quando se trata de outro esporte a dificuldade de fazer com que os alunos prestem atenção é maior, mas a professora conseguiu com muito esforço e dedicação passar suas matérias e ainda me falou que cada dia é uma vitória e que apesar desta dificuldade em passar sobre outros esportes ela consegue dominar bem a aula e se sente feliz por está conquista.
De acordo com o parecer PARECER CNE/CP 9/2001
Não basta a um profissional ter conhecimentos sobre seu trabalho. É fundamental que saiba mobilizar esses conhecimentos, transformando-os em ação.Atuar com profissionalismo exige do professor, não só o domínio dos conhecimentos específicos em torno dos quais deverá agir, mas, também, compreensão das questões envolvidas em seu trabalho, sua identificação e resolução, autonomia para tomar decisões, responsabilidade pelas opções feitas. Requer ainda, que o professor saiba avaliar criticamente a própria atuação e o contexto em que atua e que saiba, também, interagir cooperativamente com a comunidade profissional a que pertence e com a sociedade.
Aprendi que pra ser um bom professor de educação física não basta apenas ensinar a jogar um esporte é preciso ir além. O docente deve:
• orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos;
• comprometer-se com o sucesso da aprendizagem dos alunos;
• assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os alunos;
• incentivar atividades de enriquecimento cultural;
• desenvolver práticas investigativas;
• elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares;
• utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio;
• desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe.
Neste caso a professora Simone com toda sua didática consegue negociar com seus alunos de forma que toda a matéria planejada é repassada para eles e ela ainda deixa claro o quando o esporte é importante na vida deles.
Ainda de acordo com Betti e Zuliani:
A Educação Física enquanto componente curricular da Educação básica deve assumir então uma outra tarefa: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividadesrítmicas e dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade da vida.
A Educação física deve ser assumir a tarefa de integrar o aluno ao esporte em beneficio de uma boa qualidade de vida..Realizar este estágio foi uma experiência ótima, mais uma lição de vida que vou carregar para o meu futuro profissional e me tornar um ótimo professor.
2. Visão geral da educação física na escola.
Como a Educação Física é vista? (na escola em que o estágio foi realizado?) pela direção, supervisão, coordenação, professores de EF (Educação Física), professores de outras disciplinas, funcionários, pais e alunos. Como é o relacionamento da EF com as outras disciplinas. Falar sobre o projeto pedagógico da EF e sua operacionalização?
A educação física e vista de uma forma muito importante na escola onde fiz o estágio pela direção há alguns professores que acham que podem interferir no momento das aulas, mas a professora não deixa pelo que eu vejo quando há um campeonato na escola alguns pais vão
...