Relatório final do Estágio do Ensino Fundamental I .
Por: brunamss • 23/10/2017 • Relatório de pesquisa • 2.271 Palavras (10 Páginas) • 456 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
[pic 2]
[pic 3]
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
[pic 4][pic 5]
Londres
2016
[pic 6]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
[pic 7]
[pic 8]
BRUNA MELO DOS SANTOS SANTANA – 053.3895
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Relatório apresentado ao Curso de Pedagogia, na disciplina de Estágio Supervisionado do 3º ano do Ensino Fundamental I do 7º semestre, UNIGRANET, sob a orientação da Profª Msc. Miriam Brum Arguelho.
[pic 9]
Londres
2016
SUMÁRIO
Introdução.................................................................................................. | 4 |
Fundamentação Teórica ............................................................................ | 5 |
Contextualização do Estágio .................................................................... | 7 |
Conclusão.................................................................................................. | 10 |
Referências ............................................................................................. | 11 |
INTRODUÇÃO
Desde quando nascemos, temos a capacidade de aprender. E assim como todas as crianças, comigo não foi diferente: aprendi desde o “ABC” até cálculos matemáticos complicados no Ensino Médio. E hoje, na Universidade, aprendo como todo esse processo de aprendizagem é magnífico.
Esse processo, o qual o professor deve dominar, sempre me deixou curiosa. Aliás, o “ser um professor” sempre me deixou admirada; pelo modo como eles conseguem guardar suas emoções, seus anseios e medos e dar tudo de si para ensinar uma criança com toda a paciência do mundo. Como eles conseguem dar conta de corrigir provas, elaborar todo um plano de aula para várias turmas, e ainda dar conta de cuidar de sua vida pessoal; essa parte ainda não conheci. Isso sem contar a remuneração baixa que eles recebem, no caso dos professores do Brasil.
Em outras culturas, o professor é admirado, respeitado, ele é aquele que merece toda a reverência do mundo.
Sei que posso estar no exterior, mas se um dia puder aplicar aquilo que aprendi em uma escola brasileira, quero fazê-lo sabendo que o professor é aquele que dá tudo de si para um País melhor. E vamos lutando para que as pessoas do nosso país reconheça o que é “ser um professor”.
O estágio me permitiu ver que as crianças aprendem com tão pouco. Elas não precisam de brinquedos caros, materiais e recursos fora de nosso alcance. Basta apenas que tudo seja bem planejado, e que tudo as leve a pensar, criar e refletir para que o processo de aprendizagem seja realizado com êxito. O estágio me permitiu colocar em prática tudo aquilo que aprendi, e me permitiu atestar os melhores caminhos para o processo de aprendizagem.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O estágio é o momento no qual o estudante de Pedagogia tem a oportunidade de colocar em prática tudo o que foi aprendido e visto no curso.
O estágio tem por objetivo inserir o(a) acadêmico(a) no campo de trabalho, como oportunidade de conhecimento e espaço de formação. Esse processo abrange atividades de observação, participação e regência. (MALHEIROS, FERNANDES, 2016, p. 9)
Porém, esse processo deve ser planejado, com o olhar crítico e reflexivo do acadêmico em formação. É o momento no qual o aprendizado adquirido durante a jornada acadêmica se confronta com a prática, é o momento no qual o acadêmico poderá conhecer as reais necessidades e dificuldades encontradas em uma sala de aula. Esse conhecimento o levará a criar situações de aprendizagem que possam atender às necessidades daquela turma, saindo da mera reprodução e repetição:
Através de experiências que estarão contribuindo na formação do(a) futuro(a) professor(a), o Estágio Supervisionado constitui-se como uma possibilidade de análise do contexto que envolve a prática docente, dotando o(a) acadêmico(a) de atitudes críticas, da capacidade de decisão, de intervenção e de mudança, rompendo com práticas e modelos que fortalecem uma educação voltada para a reprodução. (MALHEIROS, FERNANDES, 2016, p. 9)
O Estágio Supervisonado, etapa importante para o futuro profissonal da Educação, é o processo que dá a oportunidade do graduando de conhecer o seu campo de trabalho. Ele, passando por situações que iria enfrentar mais a frente, não terá surpresas quando for realmente trabalhar em uma sala de aula.
Segundo PIMENTA, citado por SCALABRIN:
O estágio supervisionado torna-se imprescindível no processo de formação docente, pois oferece condições aos futuros educadores, em específico aos estudantes da graduação, uma relação próxima com o ambiente que envolve o cotidiano de um professor e, a partir desta experiência os acadêmicos começarão a se compreenderem como futuros professores, pela primeira vez encarando o desafio de conviver, falar e ouvir, com linguagens e saberes distintos do seu meio, mais acessível à criança. (PIMENTA, 1997).
Portanto, o Estágio Supervisionado é o processo essencial para a formação do docente, pois só assim poderá conhecer e enfrentar a realidade daquilo que o espera logo após a sua completa formação. Através do estágio, ele observará que não existe a escola ideal, mas sim escolas que precisam de professores que levem o seu processo de formação e também o aperfeiçoamento de suas práticas a sério e que possam ensinar com amor, paciência e dedicação.
CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
O tema do trabalho, “Nosso planeta Terra- como ele é e como cuidar dele” foi escolhido para que as crianças pudessem ter uma noção de alguns conceitos geográficos. Esses conceitos, como são um pouco difíceis de ser entendidos, muitas vezes até por nós adultos, foram trazidos nas aulas de uma forma mais simplificada. O trabalho também trouxe noções para as crianças dos seres que habitam a Terra, de como a Terra é formada e o objetivo principalmente foi de promover o cuidado da cidade na qual elas vivem. Os vídeos foram feitos bem resumidamente para que as aulas pudessem ser explicadas de uma forma suscinta, porém, na realidade de uma sala de aula, seria necessário muito mais tempo para a aplicação das atividades.
...