Reologia De Fluidos
Exames: Reologia De Fluidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: robinhofreitas • 8/10/2014 • 261 Palavras (2 Páginas) • 355 Visualizações
RESUMO – O objetivo do experimento é estudar as propriedades reológicas dos fluidos não newtonianos, adotando-se uma solução de sacarose 40%(m/v). Em um frasco de Mariotte foram aferidas volume e tempo a fim de obter as vazões respectivas de três capilares diferentes, comprimentos e diâmetros variados, mas com uma relação superior a 20 (L/D>>>20). Inicialmente fazendo a calibragem do mesmo com água destilada, e em seguida com a solução desejada. A partir das informações coletas foi possível calcular os parâmetros do modelo da Lei de Potência para a solução, com a ajuda do software STATISTICA 6.0. Dessa maneira, pode-se concluir que a solução é um fluido Pseudoplástico, pois sua curva se comporta como tal. Seu parâmetro n é maior que a unidade. Além disso, foram calculados os desvios relativos médios entre as vazões experimentais e as obtidas pelo modelo. Como também a determinação das densidades da água e da solução por picnômetria.
Palavras-chave: Fluido newtoniano, Fluido não newtoniano,Picnômetro,Modelo da Potência.
1. INTRODUÇÃO
Reologia é a disciplina de mecânica dos fluidos que estuda a relação entre deformação do fluido e tensão. Seu objetivo é obter equações constitutivas, ou seja, quanta tensão é obtida, a partir de diferentes imposições de taxas de deformação. (PERRY, & GREEN, 2008).
A reologia é muito importante para determinar a funcionalidade de ingredientes no desenvolvimento de produtos; controle de qualidade do produto final ou intermediário; determinação da vida de prateleira de um produto; avaliação da textura para correlação com dados sensoriais; como também cálculo de engenharia de processos englobando uma grande quantidade de equipamentos como agitadores, bombas e trocadores de calor.
...