Resenha A infância da Educação o Conceito Devir-Criança
Por: yvants • 24/5/2021 • Resenha • 341 Palavras (2 Páginas) • 390 Visualizações
Resenha crítica artigo
A infância da educação o conceito devir-criança. De Walter Osmar kohn.
O Walter Omar Kohn é professor de filosofia da educação da UERJ.
O presente artigo possui 5 partes: introdução, Outras ares para infância: outros tempos, uma infância inventada, finda novos ares para a infância: tempo e devir, Devir criança, infância infantilar, considerações finais.
Logo na introdução o autor baseia-se em alguns filosofo como Platão, para explicar que a infância é uma etapa da vida, ele pensa como um ser em desenvolvimento numa relação de continuidade entre o passado presente e futuro e aqui na escola tem um papel importante pois ela moldará a criança é o material dos sonhos políticos a realizar.
No segundo ele expõe o pensamento de Manoel de Barros “Memórias inventadas” “A infância (2003)” através deste oximoro ele nos faz pensar sobre o tempo.
No terceiro o Walter cita o filosofo Francês G. Deleuze que define dois modos de temporariedade de um lado o devir e de outro a história. Para este filosofo a história não é experiencia mais conjunto de condições. Dever é sempre minoritário, ele instaura outra temporariedade que não à da história. Logo adiante Deleuze mostra que há 2 infância uma é a majoritária a cronológica da história e das etapas do desenvolvimento aquela pela qual segue o modelo, e a outra minoritária que foge o parâmetro a criança autista e o aluno nota dez.
Para o filósofo Deleuze o divir-criança é o encontro entre o adulto e a criança.
Neste final o autor tenta mostrar que o discurso pedagógico está cheio de ideias bem intencionadas que na verdade busca formar crianças para que elas adquiram habilidades, capacidade e valor aqui Walter nos mostra uma crítica à forma pela qual estão ensinando as crianças na escola estão as educando para serem todas iguais. Ele também tenta a nos incentivar a buscar o devir-Criança que existe em nós.
O autor do artigo nos incentiva a pensar no devir-criança pela forma pela qual nós futuros professores devemos agir com nossos alunos em sala de aula.
...