Resenha Critica Psicopedagogia Institucional
Por: Pisicopedagogo • 5/8/2020 • Resenha • 706 Palavras (3 Páginas) • 558 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Resenha Crítica de Caso
Gabriel A Rosenhaim
Trabalho da disciplina Psicopedagogia Institucional
Tutor: Prof. Cristiane de Carvalho Guimarães
João Pessoa - PB
2020
PSICOPEDAGOGIA EM CONTEXTOS HOSPITALARES
E DA SAÚDE: TRÊS DÉCADAS DE PUBLICAÇÕES
NA REVISTA PSICOPEDAGOGIA
Referência:
CASTANHO, Marisa Irene Siqueira. Havard Business School, janeiro de 2014. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PG0319/Biblioteca_40422/Biblioteca_40422.pdf. Acesso em 23 de julho de 2020.
A psicopedagogia hospitalar visa dar suporte aos pacientes que se encontram em processo de internação que apresentam alguma enfermidade ou doença psicossomática, onde o processo de evolução ou descoberta da doença força o ser a reaprender a viver, saindo do conforto de seu lar para estar dentro de uma instituição de saúde, mudando completamente a rotina e por muitas vezes perdendo a própria identidade. O psicopedagogo pode até mesmo trabalhar com pessoas em estágios terminais, tendo como objetivo auxiliar a passagem por essa fase de forma mais tranquila, aliviando o sofrimento e mantendo a esperança evitando que a morte eminente seja concretizada naquele momento.
O artigo em questão abordou sobre a psicopedagogia em ambiente hospitalar e como pode contribuir dentro deste contexto com o desenvolvimento de aspectos afetivos, sociais e cognitivos dos pacientes internados, visando a sua saúde mental e social que consequentemente pode refletir na qualidade de sua saúde física e como suas abordagens e intervenções ajudam com indivíduos hospitalizados em seus processos de aprendizagem. A Psicopedagogia nos hospitais são de fundamental importância para todos, afinal se exercida dentro das faixas etárias dos pacientes e suas respectivas dificuldades é possível obter significativa melhora nas capacidades de aprendizado dos indivíduos.
O texto de Marisa Irene Siqueira Castanho possuí a proposta de realizar uma análise em um período de trinta anos, compreendidos entre os anos de 1982 e 2012, das publicações da Revista Psicopedagogia. O objeto de estudo foram dezenove textos que tratam especificamente da psicopedagogia em hospitais e nas demais instituições de saúde, tendo um olhar mais atento ao efetivo trabalho do psicopedagogo. Os resultados da análise da autora deixam evidente um número baixo de artigos publicados referentes ao tema durante o período estudado, dentre todos os artigos publicados entre 1982 e 2012 os referentes a psicopedagogia hospitalar representa 2,7% de toda a produção realizada.
A organização da análise foi feita através da segmentação dos textos de acordo com as categorias de atendimento que cada um tratava, assim sendo ficou categorizados da seguinte maneira: sete textos, que correspondem a 36,8% dos artigos analisados, discutiam a respeito das contribuições da psicopedagogia no contexto de interações hospitalares; cinco textos, 26,3 %, abordavam sobre a ação efetiva da psicopedagogia em ambulatório de psiquiatria, neurologia e fonoaudiologia ligados ao cuidado especifico com distúrbios de aprendizagem; quatro textos, 21,1%, tratavam de perspectivas teóricas da relevância entre uma parceria entre a psicopedagogia e a pediatria no que diz respeito a problemas relacionado a aprendizagem; dois textos, 10,5%, falam sobre uma revisão histórica da presença da psicopedagogia no contexto hospitalar e um texto, 5,3%, tratava de uma aplicação da psicopedagogia em uma unidade especifica para tratamento de dependentes químicos.
...