Resenha Filme Preciosa
Por: Ana Caltabiano • 21/6/2020 • Resenha • 350 Palavras (2 Páginas) • 449 Visualizações
Até que ponto o professor pode intervir em situações conflitantes em uma sala de aula?
No filme, “Preciosa: uma história de esperança”, temos em particular a cena em que a jovem é encaminha para uma instituição alternativa e onde encontra um ambiente mais acolhedor, sendo o papel atencioso e acolhedor da nova professora, que explicitou o seu amor pela profissão em estar naquela instituição, fazer a grande diferença em sua vida.
Me permitindo em fazer uma análise crítica e subjetiva sobre a questão a ser respondida: “Até que ponto o professor pode intervir em situações conflitantes em uma sala de aula?”. Penso que a professora tentou ao máximo ajudar sua aluna, mas, pelos formatos legais da escola, não podemos fazer tal coisa, como tomando para si a responsabilidade de resolver problemas que acontecem fora do ambiente escolar. Acredito no assistencialismo, mas a atitude de levar a aluna para dentro de casa, legalmente não está certo, porque a professora passou a ser responsabilizável pelo que poderia acontecer a sua aluna, não tendo sequer o consentimento dos pais. Deste modo, temos sim a responsabilidade de conhecer nossos alunos e sua história e em casos de problemas auxiliá-los e, se necessário, encaminhá-los ao órgão competente (Exemplo: Conselho Tutelar). Como pessoa gostaria muito de ter feito bem mais que aquela professora, mas o lado profissional define limites, como em qualquer profissão.
Trabalhando dentro do ambiente escolar, pude presenciar casos semelhantes ao do filme e perceber que como profissional, há um limite quanto ao que podemos fazer para ajudar nossos alunos. Nos é cabível escutar, aconselhar, passar para a equipe gestora, e juntos conversar com os pais e encaminhar para o órgão social responsável.
De certa forma, há uma linha tênue na profissão docente: saber e tentar resolver os problemas de forma passiva. Entretanto, nunca abandonar os seus alunos! O profissional docente deve ter amor pela profissão e a visão do recebimento dos alunos, para que seja seu apoio no escutar, aconselhar e auxiliar no que for possível. O mesmo deve estar preparado para os desafios e dificuldades que se encontra ao longo de sua jornada.
...