Resenha critica - Planejamento Educacional
Por: Jandilson Matias • 29/5/2015 • Resenha • 270 Palavras (2 Páginas) • 3.313 Visualizações
No texto “Planejamento Educacional: conceitos, definições e mudanças”, a autora detalha como o Congresso Internacional realizado pela UNESCO tratou e tentou buscar soluções e mudanças significativas com relação à Educação, através do Planejamento Tradicional, sendo esse fator preponderante na década de 80, assim como os efeitos causados pela crise enfrentada pelos países latino-americanos.
Através dos documentos analisados pode-se basear e nortear como seriam as mudanças propostas para um novo Planejamento Educacional, voltado para as diferentes necessidades, realidades e perspectivas na sociedade latina.
Relacionado ao Planejamento educacional nortearam-se duas perspectivas principais; uma reproduzindo o Planejamento Tradicional, colocando em segundo plano a metodologia e o planejamento de renovação do conceito e da prática.
Numa segunda perspectiva relacionou-se uma educação transformadora, aceitando sua abrangência politica e social que seriam percussores das mudanças comportamentais e mentais através de projetos educativos para integrar e redistribuir uma democracia social.
Com isso, vale ressaltar a importância que se tem a segunda perspectiva que trata da educação transformadora, pois, o planejamento educacional não deve ser limitado apenas a esfera pedagógica, deve-se atingir também a esfera político-social na transformação, criação, solidificação, recriação cultural e da dignidade social.
Entende-se que o planejamento educacional deve obrigatoriamente atender os conceitos anteriores, sem fugir de seu real objetivo que é a educação. Por fim, vale ressaltar que o planejamento deve ter como prioridade a formação de planejadores educacionais, que busquem articulações para solucionar as lacunas encontradas entre os setores educacionais e a comunidade na qual está inserido o planejamento.
...