Resenha de Artigo
Por: mikaenne • 6/5/2024 • Bibliografia • 416 Palavras (2 Páginas) • 48 Visualizações
Nome Completo: Antonia Mikaenne Lima Silva | RGM: 31642551 |
Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual | Data: 01/05/2024 |
Curso: Psicopedagogia | |
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Psicopedagogia Institucional |
Título do Artigo: A psicopedagogia no contexto hospitalar: quando, como e por quê?
Ambiente hospitalar: Desafio para a psicopedagogia?
O artigo “A psicopedagogia no contexto hospitalar: quando, como e por quê?” nos concede ricas informações muito bem evidenciadas sobre a importância e, principalmente as dificuldades da psicopedagogia no ambiente hospitalar.
A autora decorre com clareza no artigo, entregando conhecimento em relação a jovem história da psicopedagogia no Brasil. Quando buscamos a palavra “Hospital” no dicionário da língua portuguesa, temos como definição: estabelecimento próprio para internação e tratamento de doentes ou de feridos. Diante destas características mencionadas sobre o contexto hospitalar, a autora cita o desencaixe da rotina como o fator nocivo para o aprendizado e desenvolvimento da criança e/ou adolescente.
A escritora também enriquece o artigo citando alguns autores e estudos baseados no tema central do editorial fazendo o leitor refletir sobre a identidade da psicopedagogia neste ambiente tão complexo. O artigo cita algumas especificações no caso da atuação do psicopedagogo neste ambiente e deixa em evidência a relação multidisciplinar para alcançar o objetivo central esperado. O artigo também nos mostra como alguns estados brasileiros encararam a psicopedagogia. Alguns estados aprofundaram e viram como uma oportunidade de qualidade nos serviços hospitalares.
A autora desperta a reflexão na leitura para que, o psicopedagogo tenha que implementar de maneira decisiva a autonomia da atuação no hospital ou ambulatório citando possíveis situações e como seria a intervenções em relação aos principais desafios citados exemplificando tornar o ambiente menos traumatizante para o paciente especificadamente em atuação multidisciplinar, pois as ações que conduz o resultado alcançado e a profissão. Ao decorrer o artigo percebe-se que não somente o ambiente hospitalar, mas a importância do “pós hospitalar’ com todas as características desafiadora sem relação ao desenvolvimento da criança e/ou adolescente é justamente o ambiente apropriado e vasto para a atuação do psicopedagogo no país. O artigo vale a leitura e elucida através de estudos científicos, o protagonismo da psicopedagogia ao longo de sua novata história e o que de fato está contribuindo com o crescimento da profissão em ambientes hospitalares.
Referências:
NASCIMENTO, Claudia Terra do. A psicopedagogia no contexto hospitalar:quando, como, por quê? . Rev. Psicopedagogia, v. 21, 2004.
Referências:
...