Resenha do Filme: "Como Estrelas na Terra"
Por: Olivepedro • 1/3/2019 • Artigo • 294 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
Universidade Federal de Sergipe: O Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho[pic 1]
Disciplina: Legislação e Ensino
Docente: Leandro Dos Santos
Discente: João Pedro Santos Oliveira
Resenha de 20 linhas do Filme: “Como Estrelas na Terra: Toda Criança é Especial”
Toda criança é diferente. Cedo ou tarde irão aprender. Cada uma tem seu ritmo. Cinco dedos diferentes formam uma mão. O filme de 2007 aborda a história do menino Ishaan Awathi, de oito anos. Um garoto disléxico, que em virtude do seu problema, tinha dificuldade para acompanhar a rotina padronizada imposta por seus pais e a sociedade em geral. Na escola, estava estagnado no 3° ano, tinha dificuldade de ler e escrever. Em contra partida, o menino era um prodígio no mundo das artes, produzia desenhos espetaculares, além disso, tinha uma mente aguçada, capaz de encontrar utilidade em objetos que para qualquer outro seria insignificante. Porém, a falta de compreensão dos pais, professores e colegas destruíam sua autoestima.
A reviravolta foi a introdução do professor de artes substituto, Ran Shankar, interpretado por Aamir Khan, que também é o diretor do filme. Ran, identificando o problema de Ishaan, disponibiliza-se a ajuda-lo. O professor substituto traz uma abordagem de ensino totalmente diferente da abordagem tradicional da escola. Seu método, lembra as ideias do psicólogo, Vygotsky, e da psiquiatra, Montessori, eles pregavam que a criança é capaz de apreender com o mundo a sua volta. No filme o professor consegue fazer Ishaan entender matérias como matemática e gramatica, através da interação com o mundo.
Finalizando, é importante pontuar que o filme possui situações forçadas, que so estão ali pra te fazer chorar, como quando o pai de Ishaan o ver lendo num poste. Além disso, os outros professores são muito caricatos. Fora esses detalhes, é um excelente filme.
...