Resenha do Texto Educar na Cibercultura: Desafios à formação de professores para docência em cursos online
Por: Bernadete Bittencourt • 25/2/2020 • Resenha • 568 Palavras (3 Páginas) • 471 Visualizações
Resenha do texto
Educar na cibercultura: desafios à formação de professores para docência em cursos online
As opções de cursos à distância vêm aumentando com o passar do tempo e este aumento está intimamente ligado com a disponibilização de novas tecnologias. Entretanto, os educadores nem sempre acompanham este crescimento. Marco Silva (2010) nos apresenta quatro desafios que precisam ser enfrentados para que os profissionais possam desenvolver seus trabalhos sem subutilizar o potencial que lhes é oferecido.
Em seu artigo, Silva (2010) introduz o tema afirmando que o uso da internet nos processos educacionais é hoje uma exigência da cibercultura. Por cibercultura ele compreende os “modos de vida e de comportamentos assimilados e transmitidos na vivência histórica e cotidiana marcada pelas tecnologias informáticas, mediando a comunicação e a informação via internet” (SILVA, 2010, p.38). Desta forma, o autor indica a necessidade de os processos formativos dos professores incluírem discussões acerca da cibercultura. Ao levantar esta questão, o autor destaca quatro desafios para a formação do professor.
O primeiro desafio está associado à conscientização de que o mundo transitou da mídia clássica para a mídia digital. As principais diferenças estão no fato de que, anteriormente o professor apresentava um conteúdo fechado e estável materialmente. Hoje, esta mensagem transmitida pode ser manipulada e modificada. Diferentemente do período anterior, agora o aluno pode interagir, participar e também é responsável pela criação de conhecimento.
A compreensão do hipertexto é o segundo desafio apresentado pelo autor. O hipertexto deve ser compreendido como conexões em rede, ele permite conexões com o mesmo documento e/ou com documentos externos, viabiliza a inserção de outras linguagens sejam de sons, imagens, mapas ou outros.
O terceiro desafio do professor é o de compreender a interatividade na comunicação. Totalmente oposta à proposta das mídias de massa, nas quais o ouvinte é mero espectador, que recebe passivamente tudo o que lhe é apresentado, na cibercultura há a interatividade comunicacional. Nesta nova perspectiva o professor deixa de ser mero transmissor de informações e passa a ser um instigador. Ele deve coordenar seus alunos em seus processos de busca pelo aprendizado, provocando questões, apontado caminhos, sistematizando processos. Valoriza-se assim o diálogo e a colaboração.
Por fim, o quarto desafio dos professores apresentado por Silva (2010), diz respeito às possibilidades de potencializar a comunicação e a aprendizagem por meio das interfaces da internet. São várias as interfaces que possibilitam o encontro entre os alunos e destes com seus professores. O autor apresenta algumas das possibilidades existentes e que têm sido mais utilizadas como os blogs, os chats, os fóruns e listas de discussões. Cada um deles apresenta diferentes possibilidades e devem ter seus usos intercalados nos processos de ensino-aprendizagem.
O autor conclui seu trabalho reforçando a necessidade de haver investimentos na capacitação dos docentes para que estes adquiram habilidades para o trabalho na cibercultura. Alerta ainda para o cuidado de que os professores não façam uso das tecnologias somente para a simples transmissão de conteúdo.
De forma
...