Resenha dos artigos sobre Fund. e Meto. da Educação
Por: Carol Santana de Souza • 28/7/2017 • Resenha • 1.157 Palavras (5 Páginas) • 494 Visualizações
Facon – Faculdade de Conchas
Curso: Pós-Graduação em: Pedagogia
Carolina Santana de Souza Soares
Turma 04/2017
Fundamentos e metodologia da educação
Data da aula 08/04/2017
ABRANGE/ Pólo – Mauá
2017
Carolina Santana de Souza Soares
Trabalho realizado para compor a nota da disciplina:
Fundamentos e metodologia da educação, por
solicitação do Prof. Ms. MarcusTadeu Maneghelo.
ABRANGE/ Pólo – Mauá
2017
Resenha dos artigos
Em “O materialismo histórico-dialético e a Educação” (PIRES, 1997), a autora apresenta a dialética marxista como uma das abordagens possíveis de interpretação da realidade, e da realidade educacional, que se contrapõe à lógica formal que separa sujeito-objeto, se mostrando insuficiente para esta tarefa.
A autora explicita que o método materialista histórico-dialético “trata-se de descobrir pelo movimento do pensamento as leis fundamentais que definem a forma organizativa dos homens durante a história da humanidade” (p. 86). Desta forma, salienta que o movimento do pensamento diz respeito ao ato de refletir sobre a realidade, avançando do empírico (real aparente) para o concreto (real pensado) por intermédio de abstrações (reflexões).
Ao pensar tal método no contexto educacional, Saviani (1991 apud Pires,1997) considera necessário que o educador brasileiro faça o movimento proposto, partindo do senso comum educacional para a etapa da consciência filosófica por meio da reflexão teórica. Assim, Pires (1997) disserta que a compreensão plena do processo educacional em questão só é possível a partir de um crescente repertório de abstrações (teoria).
A autora ao refletir acerca do movimento contraditório humanização/alienação afirma que como orientação de sua prática, o educador sempre deve responder ao questionamento: “A educação estará, em suas várias dimensões, ‘a serviço’ da humanização ou da alienação?”, ao passo em que o conhecimento, dependendo de seu uso, pode contribuir ou negar o processo de humanização. Portanto, Pires (1997) destaca que a educação não deve estar inclinada para o trabalho, no sentido de treinamento e domesticação do trabalhador, mas ela deve abordar o trabalho em seu sentido mais amplo.
Dessa forma, Pires (1997) admite que em alguns momentos do processo educacional, no que tange à formação profissional, obviamente será necessária a aprendizagem de habilidades, práticas e ações imediatas. No entanto, o processo educacional vai além da dimensão prática, exigindo a construção integral da formação.
No artigo "Contribuições da filosofia para a educação" (SAVIANI, 1990), o autor inicia abordando a configuração do objeto da filosofia, sendo este o pensamento. Assim, afirma que o assunto tratado por ela é do interesse de todos os homens, na medida em que todos estes pensam.
...