Responsabilidade social e meio ambiente
Por: maria de lourdes silva ferreira • 12/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.913 Palavras (8 Páginas) • 292 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA
DESAFIO PROFISSIONAL:
DIDATICA
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
Ingritti Janaina Alves Morais– RA 1820574133
Ana Claudia Ferreira – RA 2850214983
Deyse Janaina Santos Soares – RA 2805841874
Maria de Lourdes da Silva FERREIRA– RA 1709903914
Hortolândia/18
NOVEMBRO 2015.
INTRODUÇÃO
- A água ocupa a maior parte do planeta: se olharmos em um globo terrestre você vai perceber isso. Todos nós precisamos da água para viver.
- Mas o que esta acontecendo nos dias atuais é bem ruim, a consciência da importância de se cuidar de um bem precioso, está cada vez pior.
- Os rios, por exemplo, cada vez mais sofrem conseqüências negativas, pois a cada dia é despejado mais lixo nas águas, e esses rios acabam se tornando esgotos a céu aberto, e também sendo utilizados como depósito de lixo.
- É o que acontece na comunidade Boa Esperança, existe um córrego que passa perto de uma escola que esta provocando muitos problemas para a população e principalmente para a escola.
- Pois os alunos reclamam do mau cheiro, a as professoras detectaram alergias, como:irritações na pele, coriza e o incômodo dos alunos, esta prejudicando o andamento da aula.
- Professores e Gestores se reuniram e resolveram fazer algo, para buscar uma solução para o problema, que não favoreça somente a escola, mas toda a comunidade.
- Nosso objetivo é conscientizar todos , sobre a importância de jogar lixo no seu devido local, pois assim estaremos evitando muitos problemas como contaminações e doenças.
ÂMBITO PRIVADO
- Esgoto a céu aberto, odor muito forte de esgoto, poluição, lixos jogados em local inadequado, problema com bactérias, dengue (infecciosa e parasitária), lixo orgânico, desvalorização do local
- Estes são os principais problemas que a comunidade e a escola estão vivenciando, que gera muitos transtornos como por exemplo o trasbordamento do córrego em dias chuvosos.
- Primeira medida que pode ser adotada é não jogar lixo em vias publicas.
IMPACTOS DA POPULAÇÃO
- O lançamento de efluentes líquidos não tratados, provenientes das indústrias e esgotos sanitários. Em rios, lagos e córregos provocam um serio desequilíbrio no ecossistema aquático.
- O esgoto domestica, por exemplo, consome oxigênio em seu processo de decomposição, causando a mortalidade dos peixes.
- Os nutrientes presentes (fósforo e nitrogênio) quando em alta concentração ainda causam a proliferação excessiva das algas o que desequilibra o ecossistema local.
- O efeito estufa, a destruição da camada de ozônio e a ocorrência das chuvas ácidas, são alguns exemplos de fenômenos agravados pela emissão exacerbada de efluentes gasosos industriais.
- No que refere as doenças ocasionadas pela liberação de efluentes gasosos não tratados na atmosfera, podemos citar asma, enfisema doença pulmonares crônicas e até câncer pulmonar.
MEDIDAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DAS AGUAS CORREGOS
- Transformar os resíduos orgânicos do lixo em adubo já é uma boa alternativa a ser adotada,pois coleta de muitas cidades não promove essa ação e joga o lixo em um aterro. Por meio dessa atitude, o lixo orgânico pode chegar às redes pluviais e tornar este recurso natural imprópria para o uso.
Propostas das iniciativas para a sociedade civil organizada
- Planejar um mutirão de limpeza e conscientizar que entre tantos recursos naturais, um é de absoluta importância para nossa sobrevivência, a Água. A raça humana desapareceria, e a fauna também, toda natureza se transformaria em chão seco e empoeirado e o mundo não seria mais um lugar para se viver sem a água para nos nutrir e suprir nossas necessidades diárias.
Propostas das iniciativas para a sociedade civil organizada
- Para melhorar a qualidade das águas do córrego que corta a comunidade Boa Esperança existe algumas sugestões:
- Radio Comunitária: Informar a população, dias de reuniões e pautas, e a importância de todos participarem.
- Orientar a população sobre alguns cuidados domiciliares, como: separar os lixos, a limpeza de ralos, limpeza da caixa de água etc.
- Falar sobre o descarte de óleo, e produtos químicos, entre outros.
- Alertar também sobre o tempo que os matérias demoram para se decompor.
Propostas das iniciativas no âmbito escolar
- Já é inquestionável hoje a importância da reciclagem de matérias, que assume uma posição cada vez mais estratégica em qualquer ação envolvendo cidadania e o meio ambiente.
- É preciso a conscientização de todos no sentido de entendermos que nosso planeta é a nossa “casa”. Sendo assim, não existe “botar fora o lixo”, pois tudo o que produzimos, de bom ou ruim, fica aqui mesmo no nosso planeta.
- No que se refere aos resíduos domésticos, a coleta seletiva é o primeiro estagio para a reciclagem e o que mais simboliza o ato de cidadania.
- Propor na comunidade e aos alunos a instalação de recipientes adequados para o descarte de lixo eletrônico ( pilhas, bateria de celular, computador.)
AÇÕES QUE PODEM SER DESENVOVIDAS NA ESCOLA
- Produtos de limpeza: Os produtos de limpeza não biodegradável, nocivos ao meio ambiente, são compostos por derivados de petróleo, poluem principalmente os rios já que os detergentes em geral e outros produtos são descartados junto á rede de esgoto muitas vezes não recebem tratamentos adequado.
- Os matérias biodegradáveis por sua vez utilizam compostos naturais e se decompõe facilitando na natureza. É importante observar se as embalagens dos produtos se são biodegradáveis. Ou seja devemos conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de adotar produtos biodegradáveis dentro e fora da escola.
- Promover brincadeiras, gincanas, torneios voltados para o meio ambiente como por exemplo: a coleta seletiva e também a reciclagem.
- Exemplos:
Jogo de boliche com garrafas pet Jogo da memória com tampinhas de refrigerante
- É importante lembrar que a água da chuva não é recomendada para beber ou tomar banho, mas para lavagens de carros, roupas, louças, aguar jardins, utilizar em descargas, etc.
- Outras medidas simples de redução de consumo são manter a torneira fechada ao ensaboar louça, ao escovar os dentes, lavar as mãos rapidamente, não demorar nos banhos, não colocar nos copos água a mais do que deseja beber entre outras pequenas atitudes de economia que podem ajudar muito na preservação da água e colaborar com um modelo de sustentabilidade que deve ser seguido para que tenhamos uma vida melhor.
Propostas das iniciativas do poder público
- Com a poluição dos rios, quem sofre são os peixes, que acabam morrendo por falta de oxigênio na água de tão suja que se tornou.
- Punir empresas responsáveis pela poluição é o começo de tudo, preservar é o nosso objetivo então quem não ajuda tem que ser punido.
- Lixos também jogados em local inadequado por falta de local correto acontece muito, colocar lixeiras grandes com identificação ajudaria a preservação de muitos lugares que era para ser área verde, mas com tanto lixo, fica impossível chamar de área verde.
Propostas das iniciativas do poder público
- Promover o processo de desapropriação de áreas que podem ser utilizadas para o bem comum na construção de espaços de lazer como por exemplo: praças, parques com brinquedos ecológicos.
- Marcar dias para fazer plantações de arvores, flores.
- Criar um centro de triagem, um local onde ocorre o processo de separação de materiais recicláveis que podem ser reaproveitados na comunidade e até mesmo na escola.
PROPOSTAS LEVANTADAS DAS INICIATIVAS ÂMBITO PRIVADAS.
- Por meio da rádio comunitária Boa Esperança conscientizar a comunidade a não descartar lixo tóxico ou domestico nos córregos.
- . Conscientizar a comunidade a transformar os resíduos orgânicos em adubo já é uma boa alternativa a ser adotada.
Implantar programa de coleta seletiva e reciclagem do lixo.
- Conscientizar as industrias,comercio e moradores da região da importância do tratamento do esgoto e cobrar das autoridades públicas a canalização do córrego.
PROPOSTAS LEVANTADAS DAS INICIATIVAS PARA A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA.
- Criar uma associação na comunidade que trate deste assunto com ênfase.
- Promover ações e programas para aperfeiçoar e expandir o tratamento do lixo através de palestras abertas e shows despertando assim o olhar dos jovens,crianças e também a comunidade dos surdos da região com a presença de intérpretes de libras para tornar maior este projeto de conscientização e preservação do meio ambiente.
- Divulgação e organização e reutilização de resíduos especialmente os da construção cívil.
- Estimular a mudança de hábitos e procedimentos alertando para os riscos de doenças vinculadas á poluição dos córrego.
PROPOSTAS LEVANTADAS DAS INICIATIVAS NO ÂMBITO ESCOLAR.
...