Resumo Relatório Pedagogia
Por: Israel Francisco • 17/5/2020 • Artigo • 1.105 Palavras (5 Páginas) • 169 Visualizações
O supervisor de ensino na sua prática profissional
O conceito de supervisão em nosso período contemporâneo passa a ser mais dinâmico e também mais eficaz no que diz respeito ao aprendizado e intermediação, tanto como aluno e professor e também escola e a sociedade. Uma das funções do supervisor é a de trazer à comprensão daqueles que compõem o seu ambiente de trabalho, ênfase no tocante em que todos estão no mesmo processo, assim tendo as mesmas metas e objetivos para uma melhor qualidade de ensino.
A escola sempre caminha em uma mudança para melhor ensinar, sendo assim exige do supervisor o senso de que o aluno ao vir a sala de aula ja tem pré conhecimento em diversas áreas e assim a partir desse ponto a escola deve mediar trazendo bases de ensino para o aprendizado do aluno. O professor sempre terá de ter o amor ao conhecimento, para que ele não seja um “transmissor” de conhecimento apenas e sim mostra-se também em um processo de aprendizado continuo.
A escola também exerce seu papel na comunidade ao formar cidadãos com habilidades em diversas áreas para que assim possa se desenvolver além do ensino em sala de aula, atribuindo valores e principios que norteam a vida e também o tornando mais crítico naquilo que compõem a realidade.
Levando em conta a equipe pedagógica que compõem a escola, muitos fatores devem ser considerados para um melhor resultado no aprendizado, como obejtivos claramente definidos, um plano de trabalho educativo e também acompanhar o amadurecimento dos professores.
O fator político sendo bem definido e esclarecido pode fazer com que o aluno torne-se uma pessoa mais ativa onde vive, harmonizando o diálogo entre escola e comunidade. O supervisor deve sempre se basear em um trabalho conjunto com os demais colegas para assim ter uma maior cooperação, descentralizando o poder e ter mais união em equipe sendo que todos tem a mesma responsabilidade.
Para ter melhores resultados na aprendizagem e desenvolvimento profissionais, é de suma importancia ter educadores preparados, com um bom modelo de formação de professores tendo uma visão ampla sobre os conflitos e problemas de sala de aula, sendo que sempre existiram e sempre existirão. Tendo o professor assessoria da supervisão e preparados para os novos desafios o aprendizado sempre será aperfeiçoado.
Muitos autores brasileiros abordaram o tema Supervisão, relacionando-se à prática educativa ou ligada à educação. Antigamente os deveres do supervisor era de entender a realidade, fazer a educação e formar profissionais da area da educação. Atualmente a função do supervisor é mais refinada porque ele terá novos desafios e também não apenas se concentrará na qualidade de trabalha mas na contrução de novos conhecimentos, porém tudo ligado a qualidade de formação.
É um trabalho que deve garantir a qualidade de ensino acima de tudo, também novos subsidios para adaptarem às transformações causadas pela globalização. Podemos defirnir que a supervisão hoje tem uma visão “sobre” tudo que emana do conhecimento, gerencia para controlar o executado e controla o processo educacional.
O professor deve também adotar novos principios para enfrentar os desafios do dia a dia, tais como impor limites. Assim como concientizar-se de que o aluno e a sua familia creem que a escola adicione a cultura que a não foi dada em casa, cultura escolar.
Mudanças de olhares
O artigo 64 da lei 9.394/96 estabelece que “a formação de profissionais da educação para administriação, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para educação básica, será feita em cursos de graduação em Pedagogia”.
O artigo 61 da lei 9.394/96 assegura que os profissionais da educação devem “etender os objetivos dos diferentes níveis de modalidades de ensino e às característica de cada fase do desenvolvimento do educando”.
As políticas adotadas servem para alinhar e nortear as práticas, como orientações e leis; o planejamento serve para elaboração deplanos para concretizar os obejtivos; a gestão tem uma função semelhante a educaçãp e administração inclui gestão, políticas, planejamento e avaliação.
A produtividade, eficiência e a qualidade traz racionalidade técnica, assim os supervisores educionais devem analisar o processo pedagogico que existe na sociedade; criar mecanismos para construir alternativas para colocar a educação a serviço do desenvolvimento de relações democráticas. Supervisão educaional garante princípios de liberdade e solidariedade humana para exercer cidadania.
Papel do supervisor: tendências
Primeira é a evolução do ensino altamente estruturada e previsível para se tornar mais acessível e eficaz. Segunda é eliminar a teoria-prática e evoluir para cenários mais contextualizados e compreensivos. Terceira é que a escola em um local de influência também dos professores, como o intuito de valorizar o aprendizado adquirido experimentalmente fazendo como que o saber seja transmitido. Quarta, deixar para trás a impessoalidade descaracterizada e derir à pessoalidade, encaminhando-se para uma concepção do professor como intelectual que faz parte de um coletivo responsável.
...