Resumo do Autismo
Por: DeiseFariasF • 20/11/2021 • Resenha • 260 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
A partir do DSM – V (2014) o Transtorno do Espectro Autista (TEA) se manifesta no período de desenvolvimento da primeira infância, apresentando prejuízos nas áreas de reciprocidade socioemocional, comportamentos comunicativos e padrões de comportamentos restritos e repetitivos. O autismo é avaliado por níveis de gravidade, se referindo ao comprometimento apresentado por um indivíduo. O Autismo severo é considerado como nível 3, necessitando de muito apoio substancial.
As características do Autismo Severo são: déficits graves nas habilidades de comunicação social verbal e não verbal apresentando falas inteligíveis ou de poucas palavras. Limitação em iniciar interações sociais, quando o fazem de maneira pouco adequada com objetivo de satisfazer suas necessidades. Poucas respostas a interações sociais de outros, se comportando mediante a abordagens sociais diretas. Inflexibilidade de comportamentos, apresentando grande dificuldade em lidar com mudanças. Comportamentos restritos e repetitivos a certas atividades ou ações de interesse. Embora haja níveis de comprometimento do Autismo é de extrema importância salientar que toda criança é capaz de aprender e se desenvolver.
Devido à necessidade de aprimoramento da nossa prática, buscam-se referenciais e orientação político-pedagógica que contribuam com a implantação e ou implementação de práticas educativas de qualidade, afim de que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da Cidadania das pessoas com necessidades educativas especiais. Por meio de uma avaliação mais detalhada é possível identificar o número de alunos que apresentam traços do transtorno do espectro autista em sua primeira infância.
Referencias
AUTISMO, Adm. Características e possibilidades do autismo severo. Disponível em: <Características e possibilidades do autismo severo - Grupo Conduzir>. Acesso em: 19/11/2021
...