Resumo do filme:Carlota Joaquina
Por: Daniele Cristina • 7/11/2017 • Resenha • 735 Palavras (3 Páginas) • 3.621 Visualizações
Carlos Drummond de Andrade Penha
Filme
Carlota Joaquina
Daniele Cristina da Silva Santos 557604
Profesora: Assunção Hitória da Educação Brasileira.
Resumo do filme
O filme começa com um homem contando uma hitória a uma garotinha, e essa história era a de Carlota Joaquinha, onde ela se encanta ao começar a ouvir.
No inicio do filme mostra Carlota ainda a uma criança, uma criança espanhola e muito inteligente, todos ficavam admirados com sua esperteza, ela gostava muito de dançar e no filme mostra que alguns jantares e festas Carlota sempre dançava, e respondia sempre todas as perguntas que faziam para ela. Carlota joaquina, ainda criança com aproximadamente 10 anos foi dada em casamento para o príncipe português D. joão, a menina achava que iria casar com um príncipe muito lindo, porém ao encontrar D. João viu que nada do que imaginava era verdade, pois D. joão era feio e bem mais velho que ela.
Carlota era uma mulher multo culta e diferente das outras, e diferente do seu marido D. João, ela não era satisfeita com seu casamento, por esse motivo tinha muitos amantes e por conseqüência teve muitos filhos fora do casamento.
Quando souberam que Napoleão estava expandindo os domínios pela Europa, a família real junto com a corte portuguesa fugiram para o Brasil, de inicio a Carlota ainda se recusa a ir e falava que deveriam enfrentar Napoleão, mas depois acabou cedendo e foi juntamente com a família para a colônia; no meio dessa viajem começou um manifesto de piolhos, tiveram enjoôs, tudo isso por conta também do calor que estava no dia.
O primeiro lugar que foram ao chegar no Brasil foi a Bahia, em seguida foram para o Rio de Janeiro, Carlota não gostou do Brasil por que ela era uma pessoa preconceituoso, e ao ver os indios e negors ela começou a não gostar de onde estava, apesar de ter preconceitos com negors, Carlota acaba se apaioxando por um negro chamado Fernando que também era casado, depois de um tempo D. João acaba presenciando a traição de sua esposa, e com isso D. João da o cargo para o negro de presidente do banco do Brasil.
Depois de alguns acorridos Carlota e D. João voltaram para para Portugal , e deixam o filho no Brasil, Carlota Joaquina fica nove anos presa no palacio, fica com alguns problemas mentais e cacaba se suicidando .
Citações em sala de aula
Como foi citado em sala , Napoleão estava expandindo os dominios pela Europa, quando ele impos a proibição de comercialização, e Portugual era o aliado mais fragil da Inglaterra, e ela dependia mais da Inglaterra do que a Inglaterra dela, por esse motivo acabou havendo a aceitação da comercialição imposta por Napoleão. E quando D. João vem para o Brasil ele vem com toda a corte, isso também é passado no filme.
No filme pude ver a parte que mostra que D. João planejava um roubo no banco do Brasil, isso acontecendo no periodo Joanino; aprendemos em sala que quando D. João volta para Portugual e deixa seu filho no Brasil , e isso foi mostrado dando pra entender no filme.
Pude analisar que a vinda ao Brasil não foi algo que D. João e Carlota juntamente com a corte planejavam, mas sim foi um modo de se refugiar de Napoleão, e quando eles chegaram aqui houve um alvoroço por conta de ser muita gente.
Para conlcuir meu entendimento sobre Carlota Joaquinha, ela era uma mulher diferente das outras, ela sempre quiz participar de assuntos relacionados à politica, ela começa a criar gosto pelos assuntos, e na época não se existia mulher na politica, por que onde ela estava ser um luagr muito religioso; quando Carlota começa a conhecer sobre os assuntos de seu esposo, ela começa a dar palpites, nessa época até se dizia que ela que era a voz dele, pelo fato dele não falar muito sobre nada.
...