Resumo e questões de livras
Por: Felipe Affonso • 9/3/2016 • Exam • 4.049 Palavras (17 Páginas) • 260 Visualizações
Aula 1
Vejamos um breve resumo do surgimento e desenvolvimento da língua de sinais no mundo e no Brasil.Denominados surdos mudos e vistos como sem capacidades de discernimento os surdos passam a ter voz no fim da Idade Média com Bartolo ,escritor do século XIV que fez a primeira alusão a possibilidade de instrução de surdos por meio da língua de sinais e a oral.
No início do século XVIII houve uma divisão entre oralismo e gestualismo.O abade francês De L'Epée cria a primeira escola pública para surdos do mundo(em Paris)a usar uma modalidade "visuespacial" e admitir que os surdos tem uma língua; em oposição ao francês estava o alemão Heinicke que se utilizava somente do método oralista.
Em 1880 acontece em Milão o segundo congresso de educação de surdos que torna o método oralista como o principal meio de educar os surdos.
Saindo um pouco da Europa e voltando-se para as Américas (EUA e Brasil);temos nos EUA a educação para surdos se definindo pelo antagonismo presente entre os perfis de Graham Bell(oralista) e Clerc que defendia o método manual.
Já no Brasil se desencadeiam diversos fatos que vem a contribuir para o desenvolvimento da libras.Alguns destes fatos estão listados abaixo:
- 1855(Marco na educação de surdos no Brasil,com a chegada de Eduard Huet);
- 1857(fundação do atual INES pelo professor surdo Eduard Huet);
- 1875 (publicação do primeiro dicionário de língua de sinais no Brasil por Flausino, aluno do INES);
- 2002/2005(criação e regulamentação da lei 10.436);
- 2006 (a UFSC implanta o curso de letras libras e o MEC cria o PROlibras);
- 2009 (a USP abre concurso para contratação de docentes para o ensino e pesquisa da língua de sinais brasileira).
Aula 1 - questão 1
Quando ocorreu o Congresso de Milão e o que foi decidido nele com relação a comunidade surda?
A) Ocorreu em 15 de Novembro de 1880, quando se tem a criação do primeiro time de futebol de deficiente auditivos.
B) Ocorreu em 12 de Maio de 1932, quando temos a criação da "Moda surda", uma grife de roupas para surdos.
C) Ocorreu em 02 de Fevereiro de 1880 e defendia a superioridade da libras no ensino dos surdos.
D) Ocorreu em 11 de Setembro de 1880 e declara a superioridade do método oral sobre o de sinais na instrução e educação de surdos.
Gabarito Aula 1 , questão 1: D
Justificativa: Ocorrido em 11 de Setembro 1880, o Congresso de Milão segundo Moura(2000, p.48), uma das mais expressivas resoluções do evento pode ser percebida neste parágrafo do documento de resoluções finais do evento;"Dada á superioridade incontestável da fala sobre os Sinais para reintegrar os Surdos-Mudos na vida social e para dar-lhes maior facilidade de linguagem...(este congresso) declara que o método de articulação deve ter preferência sobre o de sinais na instrução e educação dos surdos e mudos."
Aula 2
Começarei o resumo desta vídeo aula com a seguinte pergunta:
O que é deficiência?
Deficiência é um impedimento físico ou sensorial,causado por uma doença detectada ao nascimento ou por causa desconhecida.
A perda auditiva neste contexto é causada por uma alteração no percurso do som,podendo ser classificada como condutivas,sensorioneurais, mistas e centrais;podem ainda ser perdas leves, moderadas, severas ou profundas.Para analisar o grau da perda podemos realizar um teste de audiometria.A perda auditiva pode ser genética ou adquirida por doenças (Menigite, Citomegalovirus,etc).
Delimitamos duas posições antagônicas que estão relacionadas com a forma de ver as pessoas surdas, podendo ser resumidas em dois modelos de abordagens das deficiências, o modelo médico e o modelo social.
Enquanto o modelo médico (assistencialista) enfatiza a deficiência e a anormalidade, considerando o indivíduo como dependente.
O modelo social observa sim a desvantagens da pessoa com deficiência, considerando a deficiência como diferença e o sujeito surdo com capaz e ator diante de uma sociedade adequada que deverá ver o Surdo como cidadão, com direitos, capacidades e limitações como qualquer outro indivíduo.
Logo a língua de sinais serviu como característica definidora da identidade das pessoas surdas, constituindo assim um processo de empoderamento destas comunidades.
Aula 2 - questão 1
Como a CIDID publicada em 1989 fez a classificação das consequências das doenças?
A) Como Deficiência( simbolizada por um adjetivo ou substantivo);Incapacidade(um verbo no infinitivo ) e Desvantagem(simbolizada com um dos papéis de sobrevivência no meio físico e social).
B) Como níveis de deficiência.
C) Como níveis de incapacidade.
D) Nenhuma das alternativas anteriores.
Gabarito Aula 2, questão 1:A
Justificativa: Classificação Internacional de deficiências, incapacidades e desvantagens: um manual de classificação das conseqüências das doenças (CIDID), publicada em 1989. Por essa classificação são conceituadas:Deficiência;Incapacidade e Desvantagem.
Na CIDID evitou-se utilizar a mesma palavra para designar as deficiências, incapacidades e desvantagens. Assim, para uma deficiência foi adotado um adjetivo ou substantivo, para uma incapacidade, um verbo no infinitivo e para uma desvantagem, um dos papéis de sobrevivência no meio físico e social
Aula 3
Neste vídeo foi discutido os conceitos de comunicação humana, linguagem, língua e cognição, além de discutir os conceitos de língua natural e língua artificial e a importância da aquisição e a estimulação precoce em língua de sinais para crianças surdas.
Para o estudo da comunicação humana utilizou-se o modelo Jackobson (1969), neste modelo temos um remetente e um destinatário, com a veiculação de uma mensagem cujo processamento da informação tanto do remetente quando do destinatário seguem as mesmas três fases (concepção da mensagem, processamento médio e processamento periférico ).
A ideia principal é fazer com que a vocalização ou a sinalização seja capaz de gerar no destinatário algo próximo ou igual ao que foi concebido pelo remetente.
Neste processo de comunicação nós dispomos de uma habilidade cognitiva extensivamente utilizada que é a simbolização, onde utilizamos uma seqüência de sons ou movimentos para que a pessoa que irá receber a informação consiga ter uma ideia daquilo que foi pensado.
Este processo sobre o qual estamos falando é a linguagem que é uma habilidade especifica que se utiliza da simbolização para comunicar. A forma mais direta de comunicação é a língua (oral ou de sinais) sendo consideradas línguas naturais por emergirem das comunidades de forma natural sem serem impostas ;existem também as línguas artificiais (Gestuno ou Esperanto),que foram organizadas com um fim específico.
...