SEGUNDA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2
Por: CleitonStefani • 16/2/2019 • Trabalho acadêmico • 1.643 Palavras (7 Páginas) • 167 Visualizações
SEGUNDA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2
Polo: Três Rios
Prezada (o) aluna (o)
Esta é a sua segunda avaliação. Lembre-se que qualquer material pesquisado e utilizado como base para elaboração da sua resposta deve ser indicado nas referências bibliográficas.
Para elaborar sua resposta tenha como base:
Fonte Times ou Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5.
Data final para entrega pela plataforma: 28/04/2018
Um abraço e boa avaliação!
Equipe de Didática
Questão 1. (3,0 pontos)
“É preciso que a educação esteja – em seu conteúdo, em seus programas e em seus métodos – adaptada ao fim que se persegue: permitir ao homem chegar a ser sujeito, construir-se como pessoa, transformar o mundo, estabelecer com os outros homens relações de reciprocidade, fazer a cultura e a história”
Elabore um texto crítico no qual argumente como os professores dos dias atuais poderão, através da relação conteúdos, métodos e tecnologias de ensino, possibilitar aos seus alunos construir-se como pessoa, transformar o mundo e estabelecer com outros homens relações de reciprocidade, fazendo história e cultura, conforme assevera Paulo Freire na afirmativa acima ( mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas). Fundamente a sua argumentação com os autores –referência discutidos nas aulas.
Os desafios enfrentados pelos professores, nos dias atuais, são enormes. São muitas as transformações vividas pela sociedade e a educação, não se exime deste processo. As novas tecnologias vêm mudando, por completo, o processo de construção do conhecimento e o espaço educacional.
Com as inúmeras possibilidades de acesso a informação o cenário educacional vive um momento de mudança e adaptação. O ensino agora está além do espaço escolar; hoje, este se desenvolve em diversos locais e em tempo integral, basta que exista acesso a computadores e/ou a rede, através de celulares, tablets, entre outros. Isso exige do professor uma postura diferente em relação às formas de conduzir o processo de ensino, sendo necessária uma escolha criteriosa dos procedimentos metodológicos, onde todas essas possibilidades inovadoras venham para auxiliar e acrescentar.
Sabemos que “os métodos são assimilados pelos alunos no mesmo momento em que se assimilam os conhecimentos e ambos serão responsáveis pela formação de habilidades, valores, hábitos, no educando”(Santos,2013,p.33). Assim, a seleção do conteúdo, dos métodos e da tecnologia deve levar em conta o interesse dos alunos, sua realidade e suas peculiaridades. Sempre visando desenvolver, nos mesmos, o sentimento de pertença social, respeito ao próximo, conscientização do seu papel de agente transformador e visão critica da realidade. Atribuindo à educação um sentido sociopolítico.
Portanto, o professor precisa ter uma prática reflexiva, sempre analisando e recriando seu proceder para não tornar-se, com o passar do tempo, um aplicador de métodos e técnicas, mas sim um profissional determinado a fazer diferença na vida de seus alunos e na sociedade.
Questão 2. ( 2,0 pontos )
Segundo Fazenda, 2001, devem existir cinco posturas necessárias ao educador para uma prática interdisciplinar na escola: humildade, coerência, espera, respeito e desapego. Comente como você compreende cada uma dessas qualidades, indicando a importância delas para as atividades pedagógicas concretas e de organização coletiva dos profissionais da escola. ( 15 a 20 linhas )
A prática interdisciplinar na escola é um desafio para nós professores, precisamos buscar propostas que superem as concepções tradicionais de ensino, sustentadas por uma lógica formal e fragmentada, além de uma estruturação curricular rígida. Essas propostas dependem de novas posturas pessoais, coletivas e curriculares. Sendo assim, compreendo que todos os profissionais envolvidos no processo ensino devem buscar: a humildade, sendo consciente de suas próprias limitações; a coerência, estabelecendo uma relação harmônica com outros profissionais; espera, saber esperar o momento oportuno para se colocar; respeito, ter consideração por todos do grupo; desapego, estar aberto ao novo ainda que o novo, a princípio, não agrade. Essas qualidades são essenciais para que as atividades pedagógicas alcancem seus objetivos. Aliás, é fundamental uma constante observação a respeito do que se propõe para que os objetivos sejam de fato alcançados. Portanto, uma nova cultura pedagógica, voltada para uma escola integrada, deve ser almejada por toda a equipe escolar, onde cada um assuma o compromisso de trabalhar cooperativamente, pensando e atuando para a formação crítica dos alunos.
Questão 3. ( 5,0 pontos )
Refletindo sobre o tema “Planejamento”, responda:
- Por que o planejamento deve ser considerado um instrumento político? (1,0 ponto)
Por expressar uma intencionalidade sobre os fins a que se persegue, verificando a que resultados políticos as ações que foram anteriormente projetadas podem conduzir. Dessa forma, nenhum tipo de planejamento e planejador é neutro, e sim ideologicamente comprometido com uma visão de homem, mundo e sociedade.
- Qual a importância do planejamento para o bom desempenho do processo de ensino-aprendizagem? (1,0 ponto )
O planejamento deve ser uma forma de aperfeiçoar o trabalho e superar alguns problemas e desafios. Assim, o planejamento, além de possibilitar clareza e objetividade, fortalece a unidade e a coerência entre as etapas do processo, de forma que o discurso proferido na fase de diagnóstico e intencionalidade da ação estejam coerentes com a realização prática que será feita, visto o acompanhamento avaliativo proposto.
C) Elabore 2 (duas) ações/estratégias para uma prática pedagógica frente aos desafios da atualidade. Siga as orientações da Aula 27 ( 3,0 pontos )
Plano de aula 1
Instituição: Escola Municipal Donária Maria Barbosa
Professora: Fernanda Diniz Neves
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: Ed Infantil
Data: 28/04/2018
Tempo: 4h
Objetivos específicos
Enriquecer o imaginário infantil;
Favorecer o contato com textos de qualidade literária;
Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;
Ampliar repertório de palavras e histórias;
...