SOCIOLOGIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Por: waldiele • 14/11/2016 • Projeto de pesquisa • 342 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
UNIFACS EAD
Polo: Santo Antônio de Jesus/BA
Docente: Leandro Siqueira
Disciplina: Sociologia e Filosofia da Educação
Discente:
As principais características do conceito de pós-modernidade (ou hipermodernidade).
A pós-modernidade é basicamente uma crítica da modernidade, de seus valores e princípios. Como proposta alternativa apresenta novas propostas: a subjetividade, o multiculturalismo e a pluralidade. Diante dessas ideias, existem pensadores que criticam o pensamento pós-moderno, ao considerar uma referência decepcionante, sem um projeto definido, incapaz de enfrentar os desafios da humanidade, de guiar o pensamento e da criação artística.
Como corrente ideológica e tendência da civilização, a pós-modernidade destaca algumas conquistas: o papel da classe média e seu desenvolvimento, o aumento da liberdade no ocidente e alguns aspectos positivos da globalização. Pelo contrário, apresenta traços negativos e criticáveis como a banalização, o consumismo, a perda de identidade, a própria globalização, a ausência de referências positivas válidas e, em definitivo, a sensação de que o mundo está fragmentado e não há projetos estimulantes para orientar os indivíduos e a humanidade em seu conjunto. O pós-moderno trata-se em resumo, de uma época em mudança caracterizada por uma sociedade fluida, marcada por muitos contrastes, uma sociedade mais tolerante onde uma ampla variedade de estilos de vida diferentes entre si coabitam e em que se exacerbam os valores herdados da modernidade.
O pós-modernismo, termômetro dessa mudança, eleva-se como uma fase de transição complexa para um novo tipo de sociedade.
Diante dessa situação caótica, é lógico que aparecem algumas propostas religiosas, sociais e políticas variadas, em certas ocasiões, pouco confiáveis.
Hoje em dia, o processo de comunicação está mediado pelas diversas formas de tecnologia, o que traz para a educação um grande desafio: acompanhar a evolução tecnológica para se efetivar com o processo de formação. Estamos em um tempo no qual há um crescimento vertiginoso da educação à distância. A velocidade atual do avanço da tecnologia, quando é usada na educação, faz com que o aluno administre rapidamente um grande número de informações, tornando-o criador de mensagens com imagens ou audiovisuais.
Salientando que mesmo com os tempos modernos mesmo na educação, nada substitui o professor em sala de aula.
...