Saúde Mental No Trabalho: Projeto Saúde E Produtividade
Por: Fabianekl • 18/6/2024 • Trabalho acadêmico • 2.303 Palavras (10 Páginas) • 38 Visualizações
[pic 1] | PORTFÓLIO – I |
[pic 2]
Nomes: Fabiane Costa das Chagas
Usuário: BRFPMME4244450
Nome do professor: Kathilça de Souza
Data: 05/04/2024
PORTFÓLIO I
[pic 3]
- INTRODUÇÃO
O objetivo deste portfolio é de relatar minhas experiências, pontos positivos, negativos e dificuldades que ocorrem durante o curso de mestrado em educação a distância.
Inicio com um ponto de partida, onde descrevo sobre as razões de realizar este curso e minhas expectativas quanto ao curso e meu objetivo final.
Em seguida, no tópico 3 cito minhas experiências durante a realização do curso de mestrado em educação, são três experiências que contribuiram muito com meu aprendizado de forma resumida das disciplinas estudadas.
Logo após, realizo uma reflexão e análise crítica das experiências, o motivo que me levou a escolher essas experiências, porque foram importantes para mim e como contribuíram para minha formação, se houve assimilação de conceitos, valores, habilidades, quais vantagens e limitações dessas experiências e se elas relacionam -se na prática. Faço uma autoavaliação de minha evolução no processo formativo, como mestranda, como posso melhorar, reforçar ou manter os aspectos de aprendizado. Se houve mudanças nas minhas crenças, valores, se houve mudanças da minha visão na área da educação.
E concluo comentando se preciso mudar meus objetivos, metas, o que preciso fazer para favorecer minha formação profissional na área da educação. Se preciso mudar minha postura, que estratégias aplicar ou continuar com os mesmos objetivos.
2. PONTO DE PARTIDA
Este portfólio é um trabalho reflexivo que objetiva uma análise da minha vida formativa e profissional anteriores ao Mestrado e no decorrer do mesmo que estejam relacionadas a Educação.
- Experiências formativas e profissionais relacionadas à Educação
Iniciei minha vida profissional na área da educação aos 15 anos, quando tinha que substituir minha mãe em sala de aula. Todos os dias minha mão tinha q se dslocar mais de 70 km para cursar Pedagogia e seu retorno para casa era apenas no dia seguinte logo cedo, enquanto ela nao chegava eu deveria ficar todas as manahs em sala de aula coms eus alunos.
Os anos de passaram, minha mãe se formou e eu me “formei” na experiencia e vivencia emsala de aula. Logo depois tive oportunidade de cursar Geografia na UEMA, fiz especiaização e passei em concurso púplico para professora. Tive oportunidade de trabalhar com alfabetização e agora há mais de 10 anos trabalho com ensino fundamenta maior.
Cada detalhe, cada experiência no decorrer de décadas são muito relevantes. No inicio tinha receio do meu próprio desempenho. Com o passar dos anos, com meu esforço, com o compartilhamento de experiências e conhecimentos com os colegas de trabalho e com minha mãe, e também, as necessidades gritantes da Educação fez com que toda insegurança caísse por terra. Passei a evidenciar e vivenciar o processo de ensino e aprendizagem com segurança e clareza.
Há 6 anos estou fora da sala de aula e vivo outra experiência, auxiliando e aprendendo como coordenadora pedagógica. Ano passado fiz uma Especialização em Gestão Escolar e agora estou tendo a oportunidade de fazer o Mestrado.
- Representações e crenças iniciais sobre a Educação
A Educação é uma chave valiosa para o desenvolvimento da sociedade. Um processo dinâmico que exige extratégias, transformação, continidade e formação. É na esloca onde tudo isso acontece e vai além do didático, alem da sala de aula.
Nessa visão que compreendo que devemos ser cada dia mais comprometidos com esse oficio. Devemos ter coração ensinável e sempre procurar soluçoes para nossa educação ao inves de procurando culpados e ficar de bracos cruzados.
- Necessidades de formação
Desde a Graduação percebi a necessidade de Especializações e aquisição de conhecimento nessa area. Hoje, ser mestranda e concluir esse curso me abre um leque muito maior de lar varios contextos educativos.
- Expectativas de formação
Como Mestre em Educação – Formação de Professores, tenho objetivo de um perfil que tenha conhecimentos dos contextos educativos e dominio de técnicas de intervenção com metodologia adequada a necessidade usando de forma correta os instrumentos de planeamento, implementação, monitorização e avaliação de projetos de formação.
3. EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM
A seguir relatarei sobre três experiências que mais contribuiram para aprendizagem e me estimulou a ser mais colaborativa, participativa, mais paciente comigo mesma e com os outros.
3.1. Experiência 1
A realização dos trabalho em grupo, com pessoas que não conhecia pessoalmente, somente a distância, por mensagens de textos, e-mails e ligações telefônicas. Por não conhece-las gera muita insegurança em relação ao compromisso.
Também existiu e ainda existe preocupações com prazos, estruturas, distribuição de tarefas, participação no trabalho, sempre há alguns que não participam, por um motivo desconhecido.
Percebi que havia sempre um trabalho em grupo para ser feito em cada disciplina e o que me incomodava mais eram os em grupo. Mas sempre deu certo no final e conseguimos até aqui entregar no prazo e com a participação da maioria.
Eu sempre fui muito participativa, sempre me preocupei com prazos, cobrava muito do grupo e de mim mesma.
No inicio foi muito difícil, mas agora já me adaptei e considero até que está sendo muito interessante as trocas de ideias, diferenças de personalidade, um mais experiente que outro, e assim fomos nos ajustando aqui e ali, interagindo, usando as tecnologias a nosso favor para nos comunicar.
...