Samuel Gridley Howe
Por: jana1985 • 5/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 823 Palavras (4 Páginas) • 351 Visualizações
SAMUEL GRIDLEY HOWE
Nascido em 10 de Novembro de 1801, em Boston, Massachusetts, EUA. Howe foi educado na escola Boston Latin, onde foi cruelmente tratado, de acordo com relato de sua filha Laura Howe. Assim que concluiu os estudos seu pai Joseph Neals Howe, o matriculou na Universidade de Brown, onde Howe gastou seus dias envolvido em brincadeiras e azaração, anos mais tarde disse a seus filhos que lamentava o acontecido, mas em meio há tanto tempo perdido se dedicou aos seus estudos levando a sério sua formação. Segundo um de seus colegas de universidade, Howe mostrou capacidades mentais que naturalmente o encaixavam na sua bolsa de estudos, e que sua mente era rápida, versátil e criativa, e que sua mente não era deficiente para o poder logico, mas que os estudos severos não o agradavam. Após a sua graduação em Brown no ano de 1821, Howe participou da Harvard Medical School, se graduando em 1824.
Howe não permaneceu em Massachusetts por muito tempo depois de se formar. Em 1824, pouco depois de receber o certificado para exercer medicina, ele fugiu da memoria de um caso de amor infeliz partindo para Grécia, onde se juntou ao exercito grego como um cirurgião. Lá seus serviços não estavam confinados aos deveres de um cirurgião, mas era de natureza mais militar, de bravura, entusiasmo e habilidade de um comandante, ganhando assim o titulo de “Lafayette da Revolução Grego”.
Retornou aos estados unidos em 1827, para arrecadar fundos e suprimentos para ajudar a aliviar a fome e o sofrimento na Grécia. Depois disso continuou seus estudos em paris.
Em 1831, retornando aos EUA e através de seu amigo Dr. John Dix Fisher, foi chamado para trabalhar em uma escola para cegos, conhecendo pouco sobre o assunto voltou a Europa para observar suas escolas, retornando aos EUA em 32 e fundando uma nova escola em Boston que logo ganhou fama por expor as habilidades de seus alunos em leitura e musica. Em 1839 a instituição foi transferida para o ex-Mount Washington Hotel em South Boston, assim conhecida como Instituição Perkins e Asylum Massachusetts.
Ele foi diretor, a vida e a alma da escola, abrindo o escritório de impressão e organizando fundos para imprimir para cegos. Era um promotor incessante de seu trabalho. Por meio dele, a instituição tornou-se um dos centros intelectuais da filantropia americana, sendo sempre suprida por suportes financeiros.
Originou muitas melhorias nos métodos de ensino, bem como no processo de impressão de livros em braile. Além de atuar como superintendente da Instituição Perkins ate o fim de sua vida, sendo principal instrumento no estabelecimento de numerosas instituições com semelhante caráter em todo pais.
Casou-se em 1843, com idade de 41 anos, com uma jovem chamada Julia Ward, sendo ela uma defensora do abolicionismo e mais tarde ativa na causa da mulher do sufrágio, compondo a musica “Hino da Batalha da Republica” durante a guerra civil americana. Seu casamento era apaixonado e ao mesmo tempo tempestuoso, onde em certo tempo pediu a separação, apresentando argumentos em que Julia se centrava no desejo de ter sua carreira além de sua maternidade, não suportando ele a ideia de que ela trabalhasse, sendo totalmente favorável que sua esposa tomasse conta da casa e dos filhos somente. Em seu relacionamento teve seis filhos, sendo quatro meninas e dois meninos.
...