Segunda Avaliação à Distância (AD2)- 2015-2
Por: Lucinei Sara • 18/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.247 Palavras (5 Páginas) • 759 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Unirio/Cederj/uab
Segunda Avaliação à Distância (AD2)- 2015-2
Disciplina: Alfabetização 1
Coordenação: Profa. Margareth Brainer
Nome: Sara Aparecida de Assis Freitas
Matrícula: 1321608002 Polo: Itaperuna
Caro estudante,
segue a segunda avaliação à distância (AD2) da disciplina de Alfabetização 1. As questões elaboradas a partir dos textos teóricos indicados no cronograma da disciplina. Lembramos que CÓPIAS DE ARTIGOS OU CORRELATOS não são aceitas como respostas. Ao escrever, atente para as orientações apresentadas abaixo. Quais sejam: ADEQUAÇÃO AO TEMA
As respostas devem estar de acordo com o que as perguntas propõem, nunca fugindo do assunto determinado.
- INFORMATIVIDADE/OBJETIVIDADE
- aprofundamento teórico e reflexão sobre o tema;
- texto próprio (contribuição pessoal), evitando apenas a repetição da pergunta como resposta ou reprodução do módulo
ou de outras fontes( internet, livros etc.), evitando também a redundância de informações entre questões ou na mesma.
- seleção vocabular compatível com o tema e com o gênero de texto (acadêmico)
- CLAREZA
- coesão: articulação de palavras na frase, de frases no período, de períodos no parágrafo e de parágrafos no texto.
- coerência: articulação dos sentidos do texto-progressão interna do conteúdo das ideias e compatibilidade externa com o
real.
- aproveitamento dos recursos gramaticais: ortografia, acentuação gráfica, crase, concordância...
Bom trabalho!
A Equipe de Alfabetização 1
QUESTÕES DA AD2 2015-2
Questão 2 (5 pontos) – A partir da leitura do texto “ Letramento e leitura: formando leitores críticos” CAFEIRO, 2010) responda:.
Com base na leitura do texto didático, lemos para buscar respostas a respeito daquilo que estamos interessados em saber ou descobrir, ou seja, para nos informar e adquirir conhecimento. Lemos também para nos comunicar, resolver questões propostas por nós ou por alguém, etc. É importante destacar que quando lemos estamos interagindo com o pensamento do autor de quem escreveu o texto. No entanto quando lemos estamos formulando e reformulando nossos próprios objetivos. O que lemos faz parte do nosso cotidiano, por exemplo, notícias em jornais, revistas, livros e o contato com teatro, gibis, cinema e música. Etc. Ou seja, não importa o que lemos, lemos porque temos motivo ou razão.
Durante a leitura aprendemos a nos posicionar, a questionar, a reivindicar os nossos direitos, etc. O ato de ler também nos mobiliza a interação com o outro, ou seja, implica o dialogo entre as pessoas. É importante ressaltar que quando lemos adquirimos o conhecimento do mundo e as informações nele presentes, buscamos respostas para as duvidas, entendemos a finalidade de um determinado texto etc.
Com base no texto didático ler não é apenas decodificar, é também atribuir sentidos no que está lendo, sendo capaz de refletir, criticar, aplicar em sua vida. Ou seja, saber ler não é só entender o que está escrito nas linhas, mas o que esta por trás dela. No entanto leitura como processo cognitivo, histórico, cultural e social de construção de sentidos é, portanto o ato de adquirir conhecimento no qual fará parte da sua vida, ler implica a articulação de uma serie de processos linguísticos e não linguísticos.
Com base no argumento da autora é importante ressaltar que para haver a interpretação da leitura é necessário que o leitor tenha conhecimento do assunto transmitido no texto, pois assim ele poderá se relacionar com as informações obtidas no artigo. Cabe ressaltar que para facilitar na interpretação é necessário construir o significado global do texto, ou seja, entender o objetivo da leitura para avaliar e reformular as ideias principais, questionar etc. Não somente ler por ler, copiar, decodificar etc.
A alfabetização é somente o inicio para aprendizagem da leitura, pois vivemos em um mundo globalizado no qual em nossa volta gera milhares de informações que necessariamente precisamos entendê-la e interpreta-la, para obter conhecimento e fazer parte da sociedade como cidadãos críticos. Ensinar a ler na alfabetização é o processo no qual se inicia o sentido do conhecimento das coisas, é importante destacar que para que ocorra o interesse e uma boa aprendizagem por parte dos alunos é necessário que o professor busque diferentes tipos leituras que estejam no universo dos alunos, assim ocorrerá a formulação e reformulação. O professor deve estimular o aluno a ler, apresentando-lhe aquilo que atrai sua atenção. É importante ressaltar que a alfabetização e letramento são dois processos importantes que precisam andar juntos. |
Questão 2 (5 pontos) - A partir da leitura do texto “As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador” (FERREIRA e ALBUQUERQUE, 2014), responda as perguntas abaixo:
O planejamento escolar é importante pois com ele tem um objetivo contribuir para a preparação, organização e orientação dos docentes sem se esquecer das condições da instituição e dos alunos. Através do planejamento se tem metas e estratégias, lembrando que o professor estará mais seguro em ensinar, e permiti também prepara o aluno para as atividades escolares.
Para que ocorra uma boa organização do planejamento escolar é importante a avaliação diagnostica, pois ela apresentará a posição do aluno diante a novas aprendizagens que lhe vão ser propostas e a aprendizagem anteriores que servem de base aquelas. Ou seja, a avaliação diagnostica tem o sentido de proporcionar informações presentes ou ausentes acerca da capacidade do aluno antes de iniciar um processo de aprendizagem. Desta maneira facilitará no planejamento do professor.
O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. Com base na rotina da escola é importante destacar que o professor trabalha com a teoria e pratica, sistematiza das atividades com o tempo; incentiva diariamente o processo de leitura com os alunos e trabalha suas atividades com bastante dialogo e musicas. A rotina traz clareza e objetividade; é importante destacar também que o professor trabalha com metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem; deste modo à organização da rotina privilegia a sistematização do trabalho da alfabetização, cabe ressaltar que o professor está trabalhando com a realidade de cada aluno e escola e ainda através das atividades preparadas ajudam a promover a autonomia e a criatividade dos alunos no mundo da leitura e escrita. [pic 2] |
...