Seminário Integração Múltiplos Letramentos
Por: Helio Rodrigues • 1/10/2017 • Ensaio • 889 Palavras (4 Páginas) • 258 Visualizações
múltiplos Letramentos
PIBID-DIVERSIDADE
O Programa Institucional de Bolsa Iniciação a Docência-PIBID, é um programa de políticas publicas brasileiras que tem como principal objetivo a valorização do magistério e o aprimoramento do processo de formação de professores para a educação básica, introduzindo o educando licenciando na unidade escolar, para que possa compreender a realidade e saber lidar com as situações diversas presentes em sala de aula, tornando-os professores pesquisadores e inovadores, proporcionando assim uma formação sólida e relacionada com a pratica e a teoria. Para Rosineide Magalhães coordenadora institucional.
O PIBID deixa o coordenador muito à vontade em sentido de criar projeto e executar o mesmo, pois o objetivo geral da CAPIS é o fortalecimento da formação inicial de docentes, fortalecimento, o trabalho interdisciplinar e os múltiplos letramentos, que temos como conhecimento diverso, que circulam por meio da leitura e da escrita.
Dessa forma o programa cultiva espaços para a socialização de trocas de experiências e aprendizagens, criando uma interlocução entre a universidade e a educação básica, desenvolvendo atividades didáticas e pedagógicas, resgatando a função da escola como formadora de pensadores e intelectuais, que a partir da experiência e da escolarização possam ser capazes de transformar a sociedade.
Sendo assim a formação acontece na totalidade, na própria práxis, na qual o professor, pesquisador e inovador busquem a superação dos problemas identificados no processo ensino aprendizagem e possa a articular estrategicamente a teoria e a pratica, desenvolvendo todas as potencialidades de seus educandos, dando significado ao processo educativo e contribuindo para formação humana em todas as suas dimensões. Portanto o PIBID contribui para a sistematização e articulação escolar, partindo de um processo de humanização e transformação, sendo uma educação consciente e produtora de conhecimento que promova a libertação do ser.
ÁGUA E A ESCOLA NO CAMPO.
O presente trabalho visa apresentar a partir de pesquisas quantitativa envolvendo as escolas do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais onde atuam bolsistas do PIBID diversidade. A presente pesquisa aplicada entre setembro e dezembro de 2016, baseada em 8 questões e aplicada em 7 regiões. Assim 20 escolas participaram da pesquisa, com professores 105 entrevistados, entre 20 anos e 55 anos.
Sendo assim foi possível notar com base nas pesquisas, uma porcentagem de 25% de homens e 75% de mulheres na educação básica, ou seja, em relação as escolas observadas existe uma diferença de ¾ na relação de gêneros entre homens e mulheres. Contudo em relação a metodologia e recursos das escolas 7% aulas de campo, 8% não tem recursos, 16% áudio visual, 16% internet possua aos professores, 7 % laboratórios, 46% livro didático. Ao desenrolar da pesquisa de campo perguntadas em relação a projeto com o tema água 57% não havia trabalhado, 5% somente em aula de campo, 2% matemática, 2% qualidade da água outros 7%.
Quando citado na aplicação matemática, aplicada entre setembro e dezembro, foram entrevistadas 139 membros de comunidade, envolvendo 7 regiões. 33 Cavalcante, 11 DF, 41 Flores ( falta informação) entre 17 e 70 anos. Distribuído nas seguintes maneiras em relação de gênero dos entrevistados 47% masculinos e 53% femininas. Sendo 65 homens e 74 mulheres. A respeito da utilização da água na comunidade foi atestado para Utilidades 122 uso domésticos, 50 criação de animais, 20 lazer, 1 outros, e 2 não responderam. Problemas com a água 14 não tem, 69 falta água, 22 água saloba, 11 contaminada, 21 não tratada 28 saneamento básico e 8 outros. As causas de a água estar acabando 29 distribuição, 25 questão publica, 10 gestão comunitária, 33 falta de conscientização, 3 outros tipos de problema.
...