Sensibilizar as crianças como é importante cuidar do meio ambiente
Seminário: Sensibilizar as crianças como é importante cuidar do meio ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AngelaAngel • 15/11/2013 • Seminário • 1.751 Palavras (8 Páginas) • 410 Visualizações
Projeto Meio Ambiente
Publico alvo – Maternal 2
Justificativa: Visando explorar o meio ambiente e a preservação da natureza, a valorização da água, a divisão do lixo (coleta seletiva e reciclagem) e os animais de todas as espécies. Porque vivemos em que um mundo em que é preciso “cuidar” do meio ambiente. Precisamos plantar a semente da conscientização desde já, para que as crianças de hoje sejam os conscientes adultos de amanhã.
Objetivos gerais- Este projeto tem como objetivo conscientizar as crianças da importância de cuidarmos do meio ambiente.
Objetivo especifico- Explorar o meio ambiente.
. Incentivar o cuidado ao ambiente em que vivemos;
. Desenvolver a percepção visual, auditiva e motora;
. Explorar a imaginação e criatividade;
. Aprimorar a motricidade ampla e fina;
. Proporcionar novos conhecimentos e vivências.
Cronograma: Duração de dois meses.
Desenvolvimento:
. Pintura com tinta;
. Atividades com sucata;
. Confecção de carimbos;
. Recortes e colagens;
. Contação de historias;
. Confecção de mascaras;
. Oficina de Criação;
. Cartazes;
. Criação de um mascote da turma;
. Criação de uma mini-horta;
. Ornamentação de lixeiras;
. Jogos;
. Passeio pela escola.
Etapa 2
Observando uma sala de aula de 1° ano podemos compreender a necessidade de ter uma relação de amizade e confiança entre os alunos e o professor, pois é através dessa confiança que o aluno se dispõe a colaborar de forma espontânea tudo que lhe é proposto.
Ao acolher o aluno precisamos que eles se sintam confortáveis. Os alunos chegam à sala de aula, e coloca sua mochila no seu respectivo lugar, logo após começam a seguir a rotina, as crianças sentam nas suas carteiras que são coletivas e a professora distribui brinquedos para todos, elas ficam brincando sentados até o horário do lanche. Nessa hora, todos fazem uma fila, vão ao banheiro, lavam as mãos e passam na cantina pra poder pegar o lanche, e voltam pra sua sala de aula em fila. Antes de comerem rezam e cantam musicas. Depois do lanche, a professora escolhe um ajudante do dia para auxiliar a turma.
A participação das atividades propostas varia de aluno para aluno. A maioria dos alunos participa de forma espontânea, outros demonstram dificuldades, mas com a ajuda da professora e a monitora eles acabam conseguindo. A parte das atividades propostas eles até gostam, pois é uma fase onde se trabalham muito com pintura, desenhos, coordenação motora etc.
Ao concluirmos o trabalho, terminando mais um período de aula, podemos observar a satisfação de forma integral da parte dos alunos, quanto da parte do professor, pois os mesmos concluíram a tarefa satisfatória e agradável, chegando a hora da saída se despediam com alegria, abraçando e beijando a professora.
Ensinar e aprender são duas tarefas constitutivas do fazer da sala de aula. Entretanto o lugar e a ênfase que se dá a cada uma dessas tarefas caracterizam as diferentes concepções teóricas que estão subsidiando as praticas pedagógica.
Assim ao trabalhar diferentes conteúdos pode estar priorizando o ensinar ou o aprender, a transmissão ou construção do conhecimento. Tomar consciência daquilo que se faz compreender o que, e porque estar fazendo algo, porque estar usando determinadas estratégias e não outras. É fundamental para um trabalho serio e produtivo. Ao realizar este trabalho a equipe pode observar o quanto é valioso a integração de todos no âmbito escolar, pois aprendemos que com responsabilidade, disposição e muito amor podem aprender e transmitir conhecimentos de forma integra e pedagógica.
Etapa 3
Serie: Jardim II
Área de conhecimento: Matemática
Conteúdo: Numerais 0-1-2-3-4-5
*Noção de numeral associado à quantidade.
Estrutura: Relacionar números com a quantidade.
Descrever as etapas: Preparar o ambiente físico com um mural demonstrativo, relacionando números com quantidade.
. Fazer agrupamentos com diversos objetos do cotidiano infantil, representando os numerais.
. Modelar, com massinha plástica, bichinhos, bolinhas etc. nas quantidades representadas pelo numeral.
. Contar musicas relacionadas aos conceitos matemáticos estudados, como “A galinha do vizinho”, “que é da margarida” e “ O indiozinho"
.Ilustrar quadrinhas, provérbios e parlendas relacionadas à matemática. Exemplo: Minha Mão tem cinco dedos. / Onde eu aprendo a contar. / Conto os dedos todos os dias. / Sempre estão em seu lugar.
Dando continuidade ao trabalho com novas possibilidades de atuações didática para o desenvolvimento das atividades relacionada com números, quantidade, agrupamento, trabalhando as habilidades para sequenciar, classificar, ordenar e corresponder objetivos, bem como explorar as noções de semelhança e diferença. São ampliados os conhecimentos sobre formas geométricas e inicia-se um trabalho mais sistemático com os numerais de 0 a 5.
Todas essas atividades fazem referencia a temas de situações do universo infantil.
Etapa 4
“A criança é um grande pesquisador.”
“Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar fundamentar o que diz, a fazer uma crítica ao que vê e lê, ela vai amanhecendo como sujeito capaz de uma proposta própria.”
Pedro Demo nasceu em Santa Catarina, em 1941, em Pedras Grandes, é filho de pais agricultores, cursou a escola primária e com nove anos
...