Porque A Educação Ambiental Nas Escolas De Ed Infantil é Importante
Trabalho Escolar: Porque A Educação Ambiental Nas Escolas De Ed Infantil é Importante. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deciomoreira • 19/3/2015 • 547 Palavras (3 Páginas) • 373 Visualizações
Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis
escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.
A consciência pública da necessidade de uma gestão ambiental responsável é sempre atiçada com a ocorrência de desastres ambientais sem precedentes históricos, como o grande vazamento de petróleo da Exxon no Golfo de México ano de 2011, os incêndios florestais e as enormes inundações como na parte ocidental dos Estados Unidos neste ano de 2013. Uma vez que esses eventos desaparecem das manchetes dos jornais, no entanto, a atenção do público se desvia para outros problemas. O resultado é que, mesmo as pessoas mais bem instruídas deixam de considerar como as próprias ações podem afetar o bem-estar do nosso planeta e de todos os seus habitantes.
É sabido que a maioria dos nossos valores fundamentais são desenvolvidos na primeira infância. Se nós, como sociedade, concordamos que uma das nossas principais prioridades deve ser a de preparar as futuras gerações para serem cidadãos responsáveis e guardiões do meio-ambiente, então temos de reconhecer que este esforço deve ser iniciado o mais cedo possível, de preferência assim que a criança entre em idade escolar. Foi com esse espírito que as Nações Unidas, através da UNESCO, articulou a urgência de "integrar os princípios, os valores e as práticas do desenvolvimento sustentável a todos os aspectos da educação e da aprendizagem”.
Na prática, este objetivo pode ser abordado por incorporar o conceito de sustentabilidade dentro de toda a gama de matérias. Os educadores devem apresentar temas ambientais de forma apropriada à idade, iniciando durante o processo de alfabetização. A criatividade de jovens estudantes pode ser catalisada, dando-lhes oportunidades de apresentar os valores ensinados em trabalhados lúdicos como, por exemplo, teatrinhos. Neste processo, poderíamos verificar o grau de entendimento e aceitação desses conceitos. Indo mais além, os educadores devem buscar o apoio dos pais, dos meios de comunicação, e dos líderes políticos para que contribuam ao cultivo desses valores.
Para dar vida a esses conceitos, as crianças devem ser incentivadas a perceber como suas ações e as dos outros contribuem para fortalecer -ou minar- um mundo sustentável. Aprender sobre a ligação entre os ralos entupidos e as enchentes, por exemplo, dará mais sentido ao simples ato de pegar um papel de bala e colocá-lo no lixo. Aprender por que e como reutilizar materiais e como reciclá-los, a economizar a água e saber consumir de forma responsável pode capacitar às crianças desde cedo a tornarem-se responsáveis guardiões dos recursos limitados do nosso planeta, assim sendo, tornar-se-ão, quando adultos, atores econômicos responsáveis, eleitores exigentes e participantes engajados na sociedade, comprometidos em atingir um equilíbrio entre o conservar e o desenvolver, sendo que ambos são necessários para a sobrevivência de todas as espécies, inclusive a nossa, os seres humanos. O resultado disso será o tão buscado desenvolvimento sustentável.
Se quisermos atingir esses objetivos, devemos lembrar que nossas próprias ações falarão mais alto para as crianças do que as nossas próprias palavras e que é por elas que ganharemos a necessária
...