Sobrevivências no inicio da docência
Por: 150189 • 24/9/2018 • Resenha • 827 Palavras (4 Páginas) • 175 Visualizações
LIMA, Emilia Freitas de.(org.). Sobrevivências no inicio da docência. Brasília: Líber livros, 2006. 104 p.
Emilia Freitas de lima possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente (1970); mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Atualmente é Professora Associada e Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal de São Carlos.. Tem 14 artigos publicados em periódicos; 20 capítulos de livros; 1 prefácio; 1 livro publicado como co-autora e 1 como organizadora.
O livro sobrevivências: no inicio da docência é organizado por Emilia Freitas de Lima. A autora na introdução faz um discurso a cerca das dificuldades que os professores, encontram no inicio da carreira, pois este é o momento, onde surgir as principais características diante das marcas da identidade e também o encontro que caracteriza o ser profissional.Nota-se na abordagem que Lima faz na introdução o dialogo com alguns estudiosos tais como: Hubermam, Valle, Veenman, Tardif, Reymond, entre outros. Portando o Livro está estruturado em oito capítulos, sendo que estes são escritos especialmente por professores que contam suas experiências e dificuldades; alem da introdução e das referencias bibliográficas.
O primeiro capitulo: O inicio da docência e o espetáculo da vida na escola: abrem-se as cortinas... que tem como autor Andre Luis Sena Mariano, o capítulo fala das dificuldades que os professores encontram no começo de suas carreiras, sabemos que o inicio é difícil e muito complexo, pois antes de entramos em uma sala de aula fomos estudantes, portanto temos o pensamento de que conhecemos essa profissão e é devido a essa passagem de estudante para o estado de professor que o autor compara com o teatro , nesse sentido ele relata que saímos da platéia ( nos estudantes) e entramos em cena ( nos professor) p.17 .Assim, podemos falar que a profissão docente de alguma forma se compara a uma peça de teatros, por muitas vezes termos que usar de improvisos e ter uma continua preparação. O capitulo esta subdividido em três partes a primeira tem como titulo o Inicio da docência : uma peça em três atos que narra a transição de estudante para professor; a sobrevivência diante das dificuldades; e as descoberta do ser professor, a segunda parte o espetáculo continua e a terceira parte titulada E quando as cortinas se fecharem? O espetáculo ainda continuará. Por fim sabemos que a profissão docente precisa sempre de preparação, ensaio, improviso e atuação.
Eu não sabia o que agora sei...: tornando publicas as minhas histórias, escrito por Hilda Maria Monteiro. No capitulo a autora conta os seus três primeiros anos como professora, caminhos de descobertas e sobrevivência. O seu primeiro ano ela conta as dificuldades que encontra em uma sala de aula de 1ª série onde os alunos se revelavam violentos entre si. Outro aspecto importante foi a dificuldade encontrada em alfabetizar 40 crianças que se mostravam inquietas e acostumadas a só ‘’copiar a lição’’, chega o fim do ano e apenas 24 crianças foram alfabetizadas, primeira decepção encontrada. No segundo ano decorrente, monteiro conta sua segunda experiência agora com uma sala de aula menos volumosa, e que ela já tinha algumas pistas de como agir diante das frustrações do ano decorrente.
...