TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade moderna e contemporanea

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 3

NOME DO ALUNO: Natália Silva Drago        

RGM:        132440-3                                                        

DISCIPLINA: Sociedade Moderna e Contemporânea         

NOME DO TUTOR: Adriana B. da Silva Cordeiro

Análise do Filme: Os Deuses devem estar Loucos.

O filme se passa há cerca de cinco mil anos, mostrando a vida de Xi, um bosquímano do Kalahari, que habitava numa tribo, que não tinha conhecimento do mundo além desta. certo dia, de um avião de passagem, o piloto joga fora uma garrafa de vidro de Coca-cola, e inicialmente esse artefato estranho parece ser um presente dos deuses, com muitos usos a serem descobertos, fazendo com que surja muitos conflitos na tribo, já que há somente um frasco para dividir entre todos. Decidem então, jogar esse presente dos deuses, fora da tribo, Xi se habilita para tal tarefa, e enquanto viaja para cumpri-la, ele se depara com o mundo fora da sua realidade, e membros da civilização oriental. O filme apresenta uma visão diferente da civilização vista através de Xi.

 Cultura possui um âmbito grande, abrangendo diversas áreas, impossível falar de cultura e sociedades sem medir o valor que cada uma ocupa no cenário humano e social. Na análise do modo de vida de um povo, uma comunidade, ou um grupo especifico de pessoas, não há apenas um ponto de vista, e sim vários. Quando falamos de cultura implicamos diversidade, hábitos, estilos de vida, linguagem, costumes, religiosidade, diversos aspectos que mudam pessoas ao longo da história da humanidade.

A História do filme contém fatos repletos de significados, um verdadeiro encontro de  culturas,  cada uma com suas particularidades, temos uma tribo que sobrevive numa região árida, sem divisão de classes, a qual se surpreende com um “presente” que acreditam ser enviado dos deuses, por outro lado, vemos uma civilização tida como evoluída, industrial, racional, uma verdadeira civilização da cidade grande, civilização esta, que vive na chamada sociedade capitalista.

Os boxímanes povo do Kalahari aprendeu a viver, se adaptando ao ambiente, que pode ser presenciado em algumas partes do filme, tais como: conhecem através da vivência dos mais velhos, os locais corretos para recolherem as raízes, e delas retirarem o alimento e a água. A caça, somente para o sustento do grupo, a rudimentar técnica de espalhar folhas das árvores no solo , para que o orvalho as atingisse durante a noite e de manhã poderia recolher as gotículas que se formavam sobre as mesmas, falavam grosseiramente com as crianças, não possuíam a concepção de propriedade privada, ao contrário da outra civilização; fazendo com que ao receber esse “presente”, surgissem conflitos entre eles.

Os Iswanos consiste numa comunidade sedentária, desenvolviam atividades agrícolas e de pastoreio, domesticação de plantas e animais, levando o homem a ficar junto da sua casa, possuíam autoridades superiores (policias e Juizes), e leis pelas quais seguem, mas ao contrario dos boxímanes não dependiam totalmente da natureza, pois já haviam começado a transformá-la.

A Sociedade Moderna tinha seus pilares pautados na racionalidade, individualismo, competitividade e técnica, privilegiava o dinheiro, o consumismo, divisão entre classes, tinham a tecnologia a sua disposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (43.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com