TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sorriso de monalisa

Por:   •  18/5/2015  •  Resenha  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 4

Sorriso de Mona Lisa

Muitas cenas desse filme me chamaram atenção, porém o conjunto da obra toda é emocionante. Tendo eu de escolher duas cenas, eu escolhi as seguintes:

Cena um: Quando a aluna Betty volta de um breve recesso por motivo de seu matrimônio, a professora Katharine tenta reprimi-la por ter faltas e trabalhos a entregar, Betty então faz à seguinte pergunta as outras colegas: Eu estava na minha lua de mel e logo depois tinha a minha casa para cuidar, o que ela queria?A professora responde: Freqüência.

Escolhi esta cena, por que no eu entendi, que apesar de termos nossa responsabilidade com casamento, casa, emprego, ou até mesmo filhos, temos que ter também a responsabilidade de freqüentar as aulas e entregar trabalhos na data prevista. Se quisermos conquistar algo temos que arrumar tempo para que possam dar atenção a todos os nossos deveres, seja no cotidiano da vida ou escolar.

Cena dois: Quando a direção da escola faz o convite para a professora Watson, porém condicionados as seguintes exigências: Usar apenas apostilas elaboradas pela direção, o plano de aula deve ser submetido à aprovação no início de cada semestre, não dar conselhos as alunas a não ser que seja algo relacionado com a matéria dada, e finalmente deve concordar em manter uma relação estritamente profissional com os outros funcionários da escola.

Esta cena é a cena que mais deixa claro o que a professora Watson estava enfrentando, uma escola tradicionalista, onde o foco era a transformar as alunas em esposas e mães responsáveis. Contudo a professora tentando abrir a mente das alunas acaba sendo claramente reprimida pela direção escolar e até mesmo pelas próprias alunas.

Pra mim essa educação não funcionaria nos dias de hoje, creio que o professor mantendo um diálogo com o aluno, ele também passa a aprender com ele. Podemos citar aqui a tecnologia de hoje em dia anda mais junto com o aluno do que com o professor então em uma aula em que o assunto seja inovações tecnológicas o aluno pode sim está sabendo mais do o aluno.

Neste filme dois dos valores reconhecidos por mim são a coragem e a superação. A coragem da professora Watson de nos anos 50 lutar contra o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que leciona, em uma época de lindos vestidos e maquiagens que faziam aflorar ainda mais a beleza feminina, Katharine Watson era a única a não vestir. A superação dela pra mim foi em seu ponto alto, foi em sua primeira aula onde foi confrontada pelas alunas.

Sendo eu uma aluna do curso de pedagogia as lições que eu mais foquei foi a vontade de fazer a diferença e o não medo de enfrentar uma sala de aula sendo seu primeiro dia. A professora queria mudar o olhar de suas alunas, de que elas podem sim ser deferentes e não manipuláveis. E não teve medo do novo, inovou naquela época mesmo sendo reprimida e sendo até humilhada, porém no final ela foi reconhecida pelo seu esforço por suas alunas as mesmas que a recepcionaram com tanta indiferença em seu primeiro dia.

Com base no filme uns dos aspectos que posso ressaltar foi a capacidade de superação e a força de vontade de lecionar. Eu como aluna do curso de pedagogia estava insegura e com medo da hora que eu tiver de enfrentar os alunos. Então vendo esse filme pude observar que é normal e não podemos desistir, a professora Watson me fez ver que não devemos abaixar a cabeça para os desafios e nos preparar bem para o que esta por vir.

Fuga das galinhas

Esse filme apesar de parecer apenas uma animação infantil nos passa uma linda mensagem de que podemos sim realizar nossos sonhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com