TCC 3 - Paola Colla
Por: Paola Colla • 28/5/2016 • Monografia • 1.616 Palavras (7 Páginas) • 409 Visualizações
[pic 1]
PAOLA COLLA
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA LITERATURA INFANTIL
JOINVILLE
2016
PAOLA COLLA
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA LITERATURA INFANTIL
Projeto apresentado ao Curso de Pedagogia da Instituição Faculdade Anhanguera Educacional
Orientadora: Aline Mayara Guilherme
JOINVILLE
2016
Sumário
1 PROBLEMA
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3 JUSTIFICATIVA
4 FUNDAMENDAÇÃO TEÓRICA
4.1 Aprendendo com as brincadeiras e histórias infantis.
4.2 Mundos da imaginação e a realidade da criança.
5 METODOLODIA
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO
7 REFERÊNCIAS
PROBLEMA
Por que incentivar a leitura através do lúdico?
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Demonstrar o mundo que a criança pode conhecer através das histórias da literatura infantil de forma lúdica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reconhecer a importância do lúdico e a leitura no processo de aprendizagem da criança.
- Identificar os benefícios da literatura lúdica.
- Demonstrar as qualidades de uma criança que absorve a infância que levará para a vida adulta.
JUSTIFICATIVA
O livro é uma grande janela para a formação em todos os sentidos. O importante é ter claro que os livros são valiosos, mas o ato de ler, se possível todos os dias, é o que levará a criança a este cantinho tão gostoso que é a aventura do saber, do conhecer e do descobrir.
A narrativa faz parte da vida da criança desde que quando bebê, através da voz amada, do aconchego das canções de ninar, que mais tarde vão dando lugar às cantigas de roda, as narrativas curtas sobre crianças, animais ou natureza. As crianças desde pequenas já demonstram interesse pelas histórias através das palmas, sorrindo, sentindo medo ou imitando algum personagem. Neste sentido, é fundamental para a formação da criança que ela ouça muitas histórias desde pequena.
É importante contar histórias mesmo para as crianças que já sabem ler, pois segundo Abramovich (1997, p.23) “quando a criança sabe ler é diferente sua relação com as histórias, porém, continua sentindo enorme prazer em ouvi-las” Quando as crianças maiores ouvem as histórias, aprimoram a sua capacidade de imaginação, já que as ouvir pode estimular o pensar, o desenhar, o escrever, ao criar, o recriar.
FUNDAMENDAÇÃO TEÓRICA
Aprendendo com as brincadeiras e histórias infantis.
A brincadeira faz parte da infância, e através dela é possibilitado o desenvolvimento, seja na esfera cognitiva, quando na social, biológico, motor e afetiva. A criança encontra o prazer e satisfação, ela socializa e aprende, podendo assim expressar sua realidade através da imaginação. A formação da criança é influenciada através das trocas sociais, da interação com o meio que a criança vive e com as práticas educacionais à qual irá ser submetida.
“(..) o brinquedo propicia diversão, prazer e até desprazer, quando escolhido voluntariamente a função educativa, o brinquedo ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo. O brincar e jogar e dotado de natureza livre típica de uns processos educativos. Como reunir dentro da mesma situação o brincar e o educar. Essa e a especificidade do brinquedo educativo. ” (KISHIMOTO, 2003, p.37).
Os jogos possibilitam que a criança aprenda a cooperar, a se comunicar, competir honestamente e é capaz de reduzir a agressividade, formam habilidades sociais. As crianças progridem com os brinquedos, é ainda através da brincadeira que as crianças alcançam o seu espaço e o diferenciam de um lugar para o outro.
O ensino é uma importante ferramenta na construção da aprendizagem. É através da exploração que a criança expande seus pensamentos e aprendizados, também a observação e seu entendimento sobre o mundo. Quando mais ela explora as coisas do mundo, mais ela é capaz de relacionar fatos e ideias, tirar conclusões, ou seja, mais ela é capaz de pensar e compreender. A criança absolve todas as informações que estão envolvidas no seu meio, contribuindo assim para uma maior aprendizagem de experiências e conhecimentos para seu desenvolvimento.
A literatura exerce um papel muito importante no processo de aprendizagem da criança. Ela está presente no dia a dia escolar até em situações que poucos sabem fazer parte dela. Através desta ferramenta é possível abranger diversos temas. A criança que possui o habito de ler desenvolve a capacidade de recriar situações, imaginar, de transferir do imaginário para sua realidade. Unindo o lúdico e a literatura a criança desenvolve com muito mais facilidade o prazer da leitura.
As atividades envolvendo a leitura devem ocorrer desde os primeiros dias de aula, até mesmo com as crianças que ainda não conhecem as letras, pois por meio da audição e visão elas realizam leitura por meio das figuras ilustrativas. É possível enxergar a atenção e a participação que apresentam numa roda de histórias. O convívio frequente com histórias e livros faz a criança perceber o prazer do momento da leitura.
...