TCC: O SUPORTE DA PSICOPEDAGOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM
Por: sidneyalves • 16/11/2017 • Monografia • 7.203 Palavras (29 Páginas) • 1.065 Visualizações
FACULDADE DA ALDEIA DE CARAPICUÍBA/FALC
O SUPORTE DA PSICOPEDAGOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM
[1]
RESUMO
O processo de escolarização pode contribuir favorecendo o desenvolvimento humano ou reforçando as dificuldades trazidas pela criança. Bossa, (IDEM, 2000, p.90) ao falar da importância do psicopedagogo na instituição escolar, diz que: “através da aprendizagem, o sujeito é inserido, de forma mais organizada, no mundo cultural e simbólico que o incorpora à sociedade”.Sendo assim, visando o apoio ao trabalho escolar, entendemos como é importante conhecer a criança na escola avaliando-as no seu dia a dia, contribuindo para uma melhor compreensão do que se passa com o aluno buscando conhecer melhor os professores e alunos de cada período da educação infantil, seus interesses, dificuldades e necessidades, entendendo como inseparáveis as dimensões intelectuais e emocionais no desenvolvimento do psiquismo humano e a importância do ambiente escolar favorecedor para o crescimento das crianças na atualidade.A Psicopedagogia na educação infantil tem como objetivo auxiliar os profissionais que fazem parte das equipes educacionais das escolas possibilitando que estas conheçam melhor suas crianças e suas dificuldades para que possam fazer um trabalho melhor e mais eficaz com seus alunos.
Palavras-chave: Psicopedagogia. Diagnóstico. Aprendizagem
ABSTRACT
The Psych pedagogue in early childhood education aims to assist professionals who are part of schools educational teams that they know better enabling their children and their difficulties so they can do a better job and more effectively with their students. Childhood is full of needs, wishes and lots of imagination, and it is up to the professional who work with this child will be prepared to deal with these situations in their daily lives. It is known that in the initial series is beginning to train the student in the teaching-learning. For this reason, the teacher-student interaction is seen as a reference point in the construction of knowledge. Hence the importance of seeking to know what actually happens in everyday childhood education proposals developing effective prevention and intervention where the difficulties presented are applied effectively contribute in building an educational institution dedicated to creative learning for the year of study and work investigation.
Keys-works: Psych pedagogue. Diagnostic. Learning
INTRODUÇÃO
Sabe-se que é nas séries iniciais o começo para a formação do educando no processo ensino-aprendizagem. Por esse motivo a interação professor-aluno é vista como ponto referencial na construção do saber.
Daí a importância de se procurar conhecer o que realmente acontece no cotidiano da educação infantil elaborando propostas eficientes onde a prevenção e intervenções nas dificuldades apresentadas sejam aplicadas eficazmente contribuindo na construção de uma instituição escolar voltada para aprendê-lo criativo, para o exercício do estudo e trabalho investigativo.
A infância é repleta de necessidades, desejos e muita imaginação, e cabe ao profissional estar qualificado para lidar com situações inesperadas que estas crianças apresentarem no cotidiano.
A produção científica sobre a atuação psicopedagógica institucional, geralmente, apresenta-se restrita a questões históricas e a descrições técnicas de atendimentos clínicos e/ou institucionais. Ignoram-se, por exemplo, as outras frentes de atuação, a importância do trabalho psicopedagógico preventivo e os próprios procedimentos de avaliação e de intervenção psicopedagógica no atual contexto educacional brasileiro.
Quanto aos procedimentos de diagnóstico e intervenção, deve-se levar em consideração a diversidade de práticas psicopedagógicas, em função da ampliação do campo de atuação do psicopedagogo, impõe o desafio da realização de novos estudos. Esses estudos poderiam se iniciar junto aos cursos de formação do psicopedagogo, estendendo-se aos programas formais de pesquisa desenvolvidos nas universidades, especialmente junto a grupos de pós-graduação. Isto contribuiria para uma visão mais aprofundada dessa área do saber, que expressasse as atuais tendências da prática psicopedagógica brasileira.
A psicopedagogia é importante em uma instituição, pois o trabalho psicopedagógico institucional preventivo nos auxilia no processo de ensino e aprendizagem, considerando a nossa realidade educacional. Entende-se que isto nos auxilia a melhor compreender os diversos limites e possibilidades dos alunos com dificuldades. Espera-se também a contribuição do psicopedagogo escolar para ampliar os conhecimentos dos professores.
Coloca-se em questão a atuação, em especial dos procedimentos de avaliação e de intervenção, por considerar este um dos aspectos mais polêmicos da atuação psicopedagógico preventiva nas escolas. Este fato, dentre outros, talvez ainda ocorra em função da pouca literatura científica sobre o tema, dos obstáculos encontrados na conquista da identidade profissional, e da própria dificuldade em abordar esta questão nos cursos de formação do psicopedagogo.
Não temos por objetivo apresentar um resgate das correntes teóricas da história da educação e nem das práticas educativas, pretendemos apenas enfocar algumas idéias que, dentre outras, influenciaram e ainda influenciam diretamente o processo de ensino e aprendizagem visando, com isto, a melhor situar o objeto de estudo da psicopedagogia.
É fundamental o papel da escola na formação humana oferecendo um contexto privilegiado para o crescimento das crianças, na sociedade atual. Portanto uma avaliação psicopedagógico que leve em consideração o amadurecimento emocional da criança, realizada desde o início da escolarização, serve de apoio para que os profissionais da educação infantil conduzam sua prática pedagógica de um modo mais eficiente.
A EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
A educação infantil surgiu com um objetivo assistencialista de suprir as necessidades da criança e de substituir o lugar da família enquanto a criança ali permanecesse.
As creches foram criadas a partir da revolução industrial. No Brasil surgiu da necessidade da mulher suprir o mercado de trabalho, o que desencadeou um movimento entre os operários reivindicando um lugar onde deixarem seus filhos menores.
As crianças que permaneciam muitas horas longe de suas mães necessitavam de cuidados e as creches desempenhavam essa função suprindo esta necessidade da mãe trabalhadora.
...