TEMAS RELACIONADOS A EDUCAÇÃO
Por: Edson Bueno • 21/11/2016 • Trabalho acadêmico • 951 Palavras (4 Páginas) • 389 Visualizações
Observe a charge abaixo:
[pic 1]
Fonte: http://www.moodle.ufba.br/mod/forum/discuss.php?d=175560. Acesso em 26/julho/2015.
Tendo como base sua experiência enquanto aluno de um curso on line, analise criticamente a seguinte afirmação:
“(...)a EaD é necessária para atender às necessidades dos novos tempos, mas há a necessidade de verificar sempre se é suficiente para, além de promover o processo de ensino e aprendizagem, promover a interação social entre indivíduos e grupos”. (LIMA, Temas Selecionados de Educação, Universidade Anhembi Morumbi, 2015, p. 15).
Pensando na charge e na afirmação acima e tendo como base seu conhecimento prévio sobre este tema, reflita sobre a seguinte situação: Um professor de um curso de graduação a distância, se deparou com uma prova on line de um aluno com excelente desempenho acadêmico, onde consta cópia de texto literal de determinado autor. O aluno não colocou referências bibliográficas na prova, ou seja, apropriou-se do texto como se fosse seu. No lugar do professor o que você faria: analisaria a resposta do aluno tendo como base o desempenho acadêmico dele até então ou classificaria como cópia indevida e não consideraria sua resposta? Fundamente sua opinião.
Para complementar esta atividade você deve ler as postagens dos colegas e comentar pelo menos duas, concordando ou discordando, expondo de maneira cordial o seu ponto de vista. Não serão aceitos comentários negativos e/ou ofensivos aos colegas. Nossa proposta é a CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO. Lembre-se sempre de informar quais foram as referências que você utilizou (livros, artigos, sites). Não serão aceitas cópias de textos sem as devidas referências bibliográficas.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (Total 2,5 pontos):
Pertinência e clareza na exposição das ideias – 1,0 ponto
Redação e utilização correta da Língua Portuguesa – 0,5 ponto
Participação e colaboração na resposta de 2 colegas – 0,5 ponto
Criatividade– 0,5 ponto
Vamos juntos!
Boa tarde professora,
No lugar do professor eu classificaria a resposta como indevida, uma vez que plágio não é legal, mesmo que o aluno tenha um excelente desempeno acadêmico, são regras e as mesmas devem ser respeitadas e seguidas. Mas daria uma segunda chance por ele ser um excelente aluno.
Com relação a charge, não vejo problema o aluno consultar a internet para fazer a prova, uma vez que a mesma disse que a prova era com consulta, e hoje com toda a tecnologia as pessoas dificilmente vão nas bibliotecas para fazer trabalhos ou ler livros, através da internet podemos comprar e ler livros, então nesse caso o aluno estar consultando as questões da prova pela internet não vejo problema, uma vez que ele não plagie. Porem para não o correr algo do tipo a professora deveria ter colocado como regra consultar apenas livros físicos.
Já com relação a afirmação sobre o EAD, concordo que é importante considerar também a interação social entre indivíduos e grupos, além do aprendizado é claro, isso porque a internet pode fazer com que os indivíduos se distanciem pessoalmente um dos outros, então havendo essa preocupação de interação evitaria o distanciamento entre as pessoas.
, mas não vejo isso como uma prioridade, o importante é ter um ótimo ensino e com qualidade
Seqüência:
Atividade 1
Publicar:
RE: Atividade 1
Autor:
Acessar o cartão de perfil para o usuário: AMANDA SILVA SANTOS[pic 2] AMANDA SILVA SANTOS
Data da publicação:
7 de Setembro de 2015 13:03
Status:
Publicado
Boa tarde colegas,
Antes de responder o Fórum resolvi ler os comentarios já postados e me deparei com opniões de pessoas como o Allan Luis Viera Valerio e Patricia Bacchin Zappa que me fizeram parar para refletir. Por impulso, no lugar dessa professora iria zerar a atividade do aluno, pois plágio é plágio, mas após ler os comentários de meus colegas pude perceber que o plágio talvez não seja o único problema. Muitas vezes me vi nessa situação onde eu não conseguia produzir um texto de minha autoria, por falta de comhecimento do assunto ou por não ter habilidade ou familiaridade com a metodologia científica.
...