TODA CRIANÇA APRENDE
Por: Beatriz Buffon • 21/9/2019 • Artigo • 2.902 Palavras (12 Páginas) • 210 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
UNIASSELVI-PÓS
JANETE ROSANE WOOS
JANETE ROSANE WOOS
TODA CRIANÇA APRENDE
Relatório de Estágio, apresentado como requisito parcial para conclusão do Curso de Especialização em Psicopedagogia em convênio entre as instituições Centro Universitário Leonardo da Vinci e UNIASSELVI – Sociedade de Pós-Graduação Ltda.
Orientador : Rodrigo Oliveira Krug
ENCANTADO
2016
JANETE ROSANE WOOS
TODA CRIANÇA APRENDE
Relatório de Estágio, apresentado como requisito parcial para conclusão do Curso de Especialização em Psicopedagogia ou Neuropsicopedagogia em convênio entre as instituições Centro Universitário Leonardo da Vinci e UNIASSELVI – Sociedade de Pós-Graduação Ltda.
Orientador: Rodrigo Oliveira Krug
ENCANTADO
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ............................................................................................................. 03
2 O PRIMEIRO CONTATO ATRAVÉS DO OLHAR.................................................04
2.1 RESPEITAR O TEMPO DA CRIANÇA ...................................................................... 05
2.2 TODA CRIANÇA APRENDE..................................................................................... 07
2.3 COMO A CRIANÇA APRENDE.................................................................................08
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................10
4 REFERÊNCIAS.............................................................................................. .............. 12
1. INTRODUÇÃO
O conteúdo aqui apresentado tem como objetivo relatar a experiência do estágio desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Navegantes. Na turma do jardim com 19 alunos e com faixa etária de 04 a 06 anos e 11 meses. Cuja carga horária totalizou 60 horas.
O conteúdo trabalhado foi o corpo humano e os sentidos. As atividades realizadas durante o estágio foram elaboradas através das observações e juntamente da professora titular como também pensando na necessidade dos alunos. Estas atividades foram executadas dentro da realidade da turma e da escola. Todas as atividades realizadas com os alunos foram significativas porque melhorou o comportamento das crianças, diminui a agressividade e os levou a novas descobertas no momento do brincar. As atividades propostas durante o estágio foram atividades que as crianças não costumavam fazer, então com isso o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças melhorou muito. Todos os objetivos pensando na aprendizagem foram alcançados durante o estágio.
O estagio contribuiu para a formação, pois fez compreender que o papel do professor de educação infantil é fundamental para a construção das crianças. Mais uma vez o estágio proporcionou a analise de que a teoria e prática devem caminhar juntas, possibilitando reflexões e construção como profissional educador.
Neste relatório contém a experiência de entrar em uma turma com crianças de uma realidade a qual o nosso país vem enfrentando há muito tempo. Uma realidade que apenas quem é professor conhece de verdade. Outras pessoas conhecem superficialmente e muitos nem sonham que existe ao seu lado no seu bairro vizinho porque assistem e vêem apenas pela televisão. São crianças que vem de um entorno de pobreza, violência, de drogas e prostituição. Crianças desmotivadas e muito carentes de afeto e de amor. Crianças inteligentes mas condicionadas, são crianças muito cheias de conhecimento e com muita vontade de aprender. Elas apenas precisam ter a sorte de na vida encontrarem educadores comprometidos com o aprender e ensinar. Educadores que não percam jamais a paciência e que nunca percam a esperança em fazer a diferença na vida delas.
3
2. O PRIMEIRO CONTATO ATRAVÉS DO OLHAR
A entrada na escola foi necessária para conhecer ela, como ela funciona, sua rotina e sua equipe docente. Conhecer o sujeito, saber da rotina das crianças, saber o currículo a ser trabalhado porque que o Jardim da Infância consiste de vivências e do brincar e não de aulas a serem ministradas e repetidas.
A necessidade do tempo deles na escola ser semelhante ao que vivem em suas casas, com atividades abrangendo a criação, experiências, hábitos de higiene, conhecimentos do mundo da sua cidade do seu bairro. A proposta das atividades para as crianças foi em continuar o ato de brincar, mas com uma proposta criativa sendo mediadora e utilizando estratégias para alcançar os objetivos sem frustrar as crianças.
Quando o professor tem uma turma diversificada em relação com a idade a proposta deve ser de atender cada uma conforme sua necessidade respeitando o tempo de cada um. Eles precisam se conhecer, conhecer o colega como ele é, aprender a respeitar e ter limites para que a convivência juntos seja agradável e os faça felizes.
Partir da realidade da criança é um desafio enorme para o professor porque ele necessita de tempo, dedicação, amor e muita observação em tudo que as crianças fazem e como elas agem em cada situação. É necessário um olhar diferenciado e atento para toda situação de cada criança.
4
2.1 RESPEITAR O TEMPO DA CRIANÇA.
Durante o estágio não foi necessário o uso de nenhum método diferente para as crianças. O planejamento e as atividades apenas foram sendo ajustadas conforme a necessidade de cada aluno. O respeito paciência e a dedicação para com as crianças foram fundamentais para atingir o objetivo de mudar uma rotina condicionada.
Aproveitar toda a informação que as crianças traziam do seu entorno de suas famílias foi uma maneira de fazer com que eles tivessem interesse pela aula.
Emília Ferreiro afirma que:
“Nenhuma criança chega à escola ignorando totalmente a língua escrita. Elas não aprendem porque vêem
...