TRABALHANDO O RESPEITO E A VALORIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAL
Por: natyebi • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.045 Palavras (5 Páginas) • 368 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
Alexia Tainara Souza Ribeiro R.a 1229103
Ana Lucia Beltrane R.a 1232306
Cristina Marcondes de Melo R.a 1210029
Fatima dos Santos Silva Dionisio R.a 1219139
Gislene Fernandes Silva Souza R.a 1217982
Natalia Souza Moreira Gonçalves R.a 1230749
Patricia Alves de Souza Santos R.a 1218724
Sandra de Ameida Brito R.a 1218966
PROJETO PLURALIDADE DA CORES
TRABALHANDO O RESPEITO E A VALORIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAL.
MAIRIPORÃ, SÃO PAULO
2013
Justificativa
A elaboração desse projeto veio ao encontro da proposta de trabalharmos uma educação também voltada para questão Etnico-Racial, visando que as nossas crianças tenham atitudes críticas e respostas.
A importância deste projeto é de grande relevância, pois detectamos no ambientes escolares inúmeras ações discriminatórias não só no que diz respeito ao impacto do diferente como também em relação a várias outras temáticas que focam a exclusão de outros preconceitos.
Objetivos
Entender o processo de discriminação étnico-racial no ambiente escolar e acompanhar a problemática que os alunos (a) de cor negra sofrem no seu convívio social diário, tanto no espaço escolar quanto no familiar.
Mostrar o racismo como um dos graves problemas de nossa sociedade, sensibilizando nossos alunos e pais/e ou responsáveis para uma mudança de postura diante da discriminação.
Promover a reflexão sobre o preconceito racial e racismo, desenvolvida por meio de um processo educativo pautado no respeito às diferenças, buscando nas nossas próprias raízes as heranças biológicas e culturais trazida pelos povos africanos. E principalmente criar um ambiente saudável através do respeito ás diferenças e semelhanças.
METODOLOGIA
Debater o racismo e traçar ações que proporcionem avanços da inclusão social da população negra e a garantia de direitos serão realizada pesquisas, na internet, leituras de textos alusivos ao tema.
Livros de contos infantis, cd's e dvd's, tecido de algodão cru, argila, máquina fotográfica, aparelho de som, sulfite, pincel atomico, giz de cera, lápis de cor, cola de e.v.a e quente, cartolina, lã preta e marrom, e.v.a marrom e preto.
Rodas de conversa, música, histórias e atividades práticas de arte com o tema.Apresentar contos e lendas da cultura afro-brasileira e índigena.
Conhecer sons cores e cantigas afro-brasileiras e índigena.
O desenvolvimento do projeto será com várias atividades usando a ludicidade inserida no cotidiano das nossas crianças.
Avaliação
A avaliação se efetivará de forma processual e contínua.Através de diferentes registros e observações, reservando espaço para a socialização.
Apropriação de novas aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos sobre outras culturas.
Que saibam agir e interagir com as diferenças e ter respeito e conhecimento de uma raça que contribuiu social e culturalmente para tornar o Brasil de hoje um país tão rico em sua pluralidade cultural e étnico-racial.
...