O Respeito à Diversidade Étnico-Racial
Por: docinho.erika • 25/4/2016 • Trabalho acadêmico • 777 Palavras (4 Páginas) • 502 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
justificativa 5
INTRODUÇÃO
Esta atividade será embasada nas decisões realizadas durante o semestre, buscando elementos inclusive na legislação, artigos 5º e 7º da Constituição Federal e da Declaração Universal dos direitos Humanos, que declara que todos é iguais independente de raça, classe social e credo religioso. Infelizmente, não é a realidade, discriminações e preconceitos ultrapassam os limites tolerados e necessitam que se tomem medidas para minimizar tais práticas.
Este trabalho está focado em um plano de ação que conscientes o futuro pedagogo do seu real dever, que é orientar seus alunos sugerindo e realizando ações para mudar a realidade das salas de aula, onde a discriminação e o preconceito ocupam um grande espaço no ambiente escolar.
justificativa
Este trabalho visa minimizar o problema causado pelo preconceito e a discriminação racial no espaço escolar, tal problema vem de muito tempo e é necessário encontrar maneiras de resolvê-los.
OBJETIVOS
É necessário identificar e compreender os reais problemas causados por tais práticas, analisar formas que
possibilitem demonstrar respeito ao outro, tolerância e solidariedade, assimilando de forma positiva para que haja um bom resultado neste trabalho de conscientização.
GERAL
O objetivo geral é combater a discriminação e o preconceito racial no ambiente escolar, buscando alternativas que visem integrar os alunos negros nas atividades realizadas dentro e fora da sala de aula.
ESPECÍFICOS
A realização desta palestra tratará do assunto de maneira que todos possam interagir e socializar com o palestrante e seus convidados, podendo expor suas opiniões e soluções para ajudar na solução do problema causado pelo preconceito e a discriminação no espaço escolar.
O Respeito à Diversidade Étnico-Racial
Baseado nos conteúdos tratados nas diferentes disciplinas do semestre, traçaremos agora um plano de ação, no qual trataremos do tema discriminação e preconceito no espaço escolar.
Para minimizar. Tais práticas são necessárias que todos estejam engajados nesta campanha, buscar a conscientização de que todos é iguais independentes de classe social, raça ou credo religioso.
Todos os dias somos surpreendidos com notícias e reportagens que nos relatam agressões, humilhações realizadas contra negros e pessoas de outras etnias, são imagens que
nos deixam chocados, nos perguntando até onde vai a intolerância humana.
Uma proposta de atividade a ser realizada pauta-se na realização de uma palestra que envolva a participação da escola juntamente com a família. Hoje várias ONGS e instituições que defendem os direitos humanos possuem pessoas capacitadas para realizarem esta palestra, este, deve estar inteirado do assunto, expor para os alunos de forma clara e interessante, uma maneira de conscientizar que a discriminação e o preconceito fazem mal a quem é discriminado e a quem discrimina também.
Para esta palestra ter o efeito desejado pode se usar cartazes, panfletos educativos que serão entregues
...