TRABALHO DE MULTILINGUAGENS NA PRÁTICA DOCENTE
Por: laissilvaa • 20/11/2020 • Resenha • 251 Palavras (2 Páginas) • 148 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL – UNICSUL
LAÍS CORREIA DA SILVA – RGM: 2216834-6
Trabalho de complementação de carga-horária
MULTILINGUAGENS NA PRÁTICA DOCENTE
SÃO PAULO - SP
2020
Neste capitulo, Roxane Rojo mostra aos leitores algumas questões primordiais e principalmente para quem é professor.
Ela expõe problematizações que visam promover uma certa reflexão que busca renovar a prática dos professores juntamente com as atividades que já são exercidas. Rojo apresenta as características e o andamento do bom funcionamento dos multiletramentos, ela expõe a necessidade de aplicar uma pedagogia dos multiletramentos e além disso, nos mostra de uma forma clara, como aplicar essa pedagogia.
Para Rojo, de uma forma resumida, afirma que o mundo contemporâneo é caracterizado por uma multiplicidade cultural, que pode ser expressado por meio de textos impressos ou digitais, ou seja, através de fotos, vídeos e gráficos, linguagem verbal/oral ou escrita. Os multiletramentos segundo Rojo é colaborativo e interativo, assim dessa forma, trabalhar com multiletramentos envolve o uso de muitas novas tecnologias de comunicações e informações. Na proposta de Rojo ela apresenta o uso de muitas técnicas com diversas tecnologias que podem ser aplicadas de forma digital dentro das comunicações permitindo o uso de imagem, de som, de animação e a combinação de todas essas modalidades.
As questões colocadas neste capitulo, se tornam instigantes e sustentam as propostas didáticas apresentadas, pois para Rojo, os multiletramentos propicia ao pensamento, as novas tecnologias da informação, os hipertextos e hipermídias que podem mudar o que se entende, sendo na escola, por garantir o ensinar e o aprender.
...