TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  6/3/2017  •  Ensaio  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 5

          [pic 1]

Faculdade dracenense de Educação e Cultura

NOME:  Welington Ferrari      

Professor: Adamo

TRABALHO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Questionário 1:

  1. Explique a principal idéia de Boundieu.

Na visão de Bourdieu  a educação é fundamental para uma sociedade, mas permite a propagação da cultura dominante, isso não tem distinções entre escolada publicas e escolas privada, assim reproduzindo cada vez mais as dez igualdades sociais.

  1. Diferencie as culturas das classes sociais.

Na visão do mundo dominante , que se faz por uma pequena minoria social, conserva seus próprios interesses, privilégios,  mantendo assim o capitalismo , enquanto o que se diz a visão de mundo dominada, que por sua vez se refere a grande maioria trabalhado assalariada, fica submissa  a essa classe burguesa mais rica. essa visão e impostas e aceita , onde essa massa popular alienada acaba sendo condicionada a aceitar seu papel de explorado sem questionar , ou lutar pelo seu direito.

  1. Elucide o conceito de violência simbólica.

A violência simbólica é a imposição cultural dominante, isto é a interiorização da expressão cultural de um grupo poderoso, economicamente e politicamente,  violando de forma pornográfica o direto de escolha da classe trabalhadora,  Tal violência se propaga mediante  a uma a uma força simbólica,  de uma maneira  que gere uma obediência sem questionamentos, gerando uma manipulação , obrigando que essa massa popular  percam sua identidade pessoal, se tornando fracos e inseguros mediante a essa dominação .

  1. Explique os 2 mecanismos pelos quais a sociedade capitalista é reproduzida.

Reprodução da estrutura de classes - E a submissão de uma minoria  ( classe de trabalhadores ) que é manipulada e explorada sem questionar , por uma minoria  ( ricos burgueses )  assim findando  a desigualdade social.

Reprodução cultural -  Desde a concepção  a massa dominada aprende de forma oculta ,a aceitar a condição e submissão impostas pela sociedade, entendendo que o capitalismo e a melhor forma de se viver , pois contrario a isso terão que desaprender um cultura para aprender um novo modo de enxergar o mundo

  1. O que seria hábitos? Justifique:

Hábitos e a aceitação das idéias, a narutalização , digamos , que é a visão de mundo da classe dominada é que vivemos em uma sociedade perfeita e que as coisas são como devem ser, que é natural ser assim , e se conformando dessa forma com a opressão.

  1. Como é legitimada a exclusão dos não  privilegiados?

Essa Exclusão se tem através do convencimento da massa a se submeterem a uma dominação , que sem percebam , Tal exclusão se tem atravez da falta de habilidade e capacidade, transpondo a responsabilidade ( culpa )  ao aluno dizendo que ele nao se adaptou pelo fato de não ter se esforçado, e a culpa de sua classe  social foi gerada pelos seus desmétitos.

  1. Qual o papel do professor em uma educação emancipadora?

O papel do professor seria de quebrar essas culturas manipuladora, libertando a massa popular dessa alienação cultural, gerando um sujeito crítico e transformador, ciente que é a base que sustenta e gera lucro e pode cobrar isso das classes mais altas, exigindo por igualdades , assim tornando transformando a sociedade em um povo de cidadãos, focado em uma transformação social.

Questionário 2:

  1. Em boudieu vimos a reprodução da desigualdade social, por meio da propria educação, você acredita que a sociedade possa se libertar deste circulo vicioso ?  Porque?

        Sim, Vivemos em uma sociedade completamente alienada onde não consegue ver que uma grande maioria pobre esta submissa , manipulada e explorada por uma pequena minoria burguesa, que lucra e expande suas posses as custa dessa maioria trabalhadora.

        Porem de uma forma gradual e extremamente lenta a sociedade vem acordando, e essa massa que não tinha nada com pequenas migalhas são capazes de fazer muitas coisas inclusive de ir de frente com essa cultura dominante, mais a educação e o caminho, com isso nos deparamos com uma responsabilidade gigantesca , onde o professor e o alicerce para equilibrar essas desigualdades e transformar essa massa popular em cidadãos, detentores de conhecimentos capazes de modificar, transformando o pais em um lugar justo e igual.

  1. Nossa Sociedade é organizada de acordo com a política neoliberal, destacando o individualismo na economia, Quais seriam as principais conseqüências sociais? Justifique:

        A desigualdade social só tende a crescer, os burgueses e seus descendente serão sempre detentores do maior capital gerado pelo trabalho que é explorado de uma forma absurda, como isso só vai aumentar as diferenças econômicas onde o burguês cada vez mais rico e o Trabalhador  assalariado cada vez mais pobre

  1. Na Visão do grupo, seria possível como vimos em Gransci, viver em uma sociedade em que ocorresse  a ominilateralidade, e nenhum grupo de pessoas explorasse a outra: elucide:

                A Luta contra o desemprego, e a sobrevivência cada vez mais difícil a grande massa popular se submete a qualquer tipo de trabalho, preocupado somente com os rendimentos mensais, pois satisfação pessoal não é uma opção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com