Tema da Aula: Xô Preguiça! Área do Conhecimento: Psicomotricidade
Por: Cristina Esteves • 17/4/2017 • Seminário • 414 Palavras (2 Páginas) • 1.612 Visualizações
Tema da Aula: Xô Preguiça! Área do Conhecimento: Psicomotricidade
Público-alvo: Educação Infantil: de 0 a 3 anos
1. Conteúdo: Equilíbrio e coordenação.
2. Objetivos: Desenvolver a lateralidade, incentivar os movimentos corporais de locomoção (caminhar, correr, saltar, pular), de manipulação (arremessar, chutar, rebater, pegar), de equilíbrio (flexionar o tronco, alongar, balançar, rolar); despertar autonomia, interação, imitação e reconhecimento do corpo; fortalecer a musculatura dos bebês, estimular a linguagem corporal, o desenvolvimento físico e cognitivo.
3. Recursos:
Colchonetes
Bambolês
Garrafas pet amarradas com barbante
Bolas
Sininho para sinal sonoro
Jogos de montar (blocos, lego)
4. Etapas da aula:
a) Introdução ao tema da aula
Duração prevista: 10 minutos.
Organizar os colchonetes, os bambolês em fileira e as bolas soltas pela sala. Convide as crianças a se sentar em roda. Pergunte: “Quem está com preguiça hoje?” Depois das manifestações convide-as a imitar o bicho preguiça; após a imitação cantar a música “Sai Preguiça” (Tic tic tic tic ta sai preguiça eu preciso trabalhar), dançar e estimular as crianças a se soltar. Prosseguir para o desenvolvimento da aula.
b) Desenvolvimento da aula:
Duração prevista:15 minutos.
Coloque os bebês nos colchonetes e com as garrafas pet puxar o barbante fazendo com que a garrafa se movimente e estimule os bebês a rolar e/ou engatinhar para alcançar a garrafa. Fazer sinal sonoro com o sino para despertar a curiosidade e locomoção. Para as crianças que andam a professora estimula a pular de bambolê a bambolê, ela começa e depois vai orientando uma criança por vez. Usar as bolas para estimular a interação de chutar uma para a outra e correr para pega-las. Por ultimo fazer uma roda e imitar um caracol, os bebês podem ficar no centro observando os movimentos.
c) Atividades para as crianças:
Duração prevista: 15 minutos.
Entregue às crianças jogos de montar, blocos, lego e peça para que troquem algumas peças com outras crianças.
5. Avaliação:
Observar como cada criança participa dos desafios, como ela se expressa com seu corpo, se estabelece relações com as outras crianças e com o meio. Analisar as habilidades dos movimentos fundamentais, como a manipulação, locomoção e equilíbrio. Reconhecer e registrar as atividades dos reflexos e das expressões, como espanto e alegria. Verificar o entendimento e a compreensão que elas alcançaram.
6. Bibliografia consultada:
http://www.ensinar-aprender.com.br
http:www.gentequeeduca.org.br
...