Tema, problema, objeto de estudo
Por: arthurphillipe22 • 6/3/2019 • Resenha • 509 Palavras (3 Páginas) • 449 Visualizações
O tema faz parte da fase decisória do planejamento de uma pesquisa. Antes da sua definição é necessário uma formulação e planejamento da pesquisa: com a escolha de um assunto e levantamento de material bibliográfico relacionado a esse assunto. O assunto é mais geral e abrangente que o tema. Nesse momento o pesquisador deve decidir o que ele pretende abordar.
Após estabelecer o assunto, é hora de reduzi-lo e especifica-lo no tema. O tema é o ponto inicial de uma pesquisa, o que desejasse provar, esclarecer, é a motivação que move o pesquisador. De acordo com Cristiano (2010), a escolha do tema deve levar em consideração a sua relevância, atualidade, conhecimento prévio a respeito, aptidão pessoal do pesquisador para o tema. Gil (2002), explana que a definição do tema pode surgir de uma necessidade do autor, a partir da sua observação do cotidiano, estudos da literatura, programas de pesquisa, em contato com especialistas.
Com o tema em mãos o autor precisar determinar o objeto de estudo. Este por sua vez delimita, especifica, guia a pesquisa como um todo. O objeto de estudo é o título da pesquisa, o foco a partir do tema.
O problema por sua vez, está atrelado ao tema proposto e mais ainda ao objeto de estudo. Deve trazer a dificuldade especifica que o pesquisador defronta, investiga, analisa durante a pesquisa, e que ao final, ele deve apresentar uma solução.
De acordo com Flick (2013), a formulação do problema deve levar em consideração a possibilidade de ele ser enunciado em forma de pergunta, se ele corresponde a interesses pessoais, sociais e científicos? De ele constituir uma questão cientifica (com pelo menos duas variáveis)? Se ele pode ser objeto de investigação sistêmica, controlada e critica? Se ele pode ser observado empiricamente em suas consequências.
Para Gil (2002), a criação ou formulação do problema deve ser clara, precisa, compreensiva e operacional. Deve ter solução prática e viável através de pesquisa ou por processos científicos com no mínimo duas variáveis.
Após a escolha da problemática o autor pode levantar uma Hipótese. Ela é formada a partir da necessidade de solucionar o problema, a qual essa solução deve apresentar uma reposta suposta e provisória. Cristiano (2010), destaca que para uma hipótese ser considerada viável ela precisa ter consistência logica, verificabilidade, relevância, apoio teórico, plausibilidade, especificidade, clareza, profundidade, originalidade.
A partir da compreensão do conteúdo abordado conclui-se que a escolha de um tema, sua delimitação, estabelecimento de uma situação problema e objeto da pesquisa são etapas sistemáticas da especificação, crivo de um único conteúdo. Constituem o início de um estudo aprofundado, investigatório sobre determinado assunto.
REFERÊNCIAS
CRISTIANO, C. P.; CESAR, E. F. Metodologias do Trabalho Cientifico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Cientifico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
FLICK, U. Introdução à Metodologia da Pesquisa: Um Guia para Iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM: SEMINÁRIO DE PESQUISA I
ARTHUR PHILLIPE MACHADO ARAUJO
SINTESE: TEMA, PROBLEMA, OBJETO DE ESTUDO.
TERESINA - PI 2018
...