Tendencias pedagogicas
Por: claufeliz • 8/7/2015 • Trabalho acadêmico • 325 Palavras (2 Páginas) • 1.309 Visualizações
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO-UNC
CURSO PEDAGOGIA-EAD
Disciplina:Didática e Organização do Trabalho Pedagógico
Acadêmica:Claudia Rueckert
Tendências Pedagógicas
Este trabalho deseja demonstrar as praticas pedagógicas e suas tendências, bem como a importância do planejamento dos projetos de educação dos trabalhos, levando em consideração seus entrelaçamentos sociais, políticos, econômicos e culturais.
Didática é a arte ou a técnica de ensinar, e sua função medidora na construção da identidade profissional, destaca aspectos significativos na formação de professores. A Didática tem o compromisso de buscar práticas pedagógicas que promovem um ensino realmente eficiente com significado e sentido para os educandos.
As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. Sendo que a liberal, acredita que a escola tenha a função de preparar os alunos para desempenhar um papel na sociedade. Existem quatro tendências pedagógicas liberais que são: Tradicional,Renovada, Renovada não diretiva e Tecnicista. Já as tendências pedagógicas progressistas, analisam de forma critica as realidades sociais. E essas são divididas em três tendências que são: Libertadora, Libertária e Crítico Social dos conteúdos.
A profissão do educador é uma prática social, e é uma forma de intervir na realidade social por meio da educação nas escolas. O professor tem de ser crítico e reflexivo e responder, por meio da prática docente as situações que surgem no dia a dia de sua profissão. Para que o mesmo esteja preparado, é preciso que ele tenha uma boa qualidade de ensino, e para isso é preciso que o professor passe por um processo de autoformação, e identificação profissional, ou seja, a formação continuada.
Considerando que a educação é o caminho para criar um ser humano melhor, uma sociedade melhor, e que não há educação sem ensino, conclui-se que o professor precisa seguir as tendências pedagógicas e fazer um planejamento de ensino para poder por em prática e transmitir seu conhecimento aos educandos.
Referências: LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo: Editora 34, 2000.
...