Tese de conclusao de curso
Por: lusouzalima • 15/4/2016 • Tese • 782 Palavras (4 Páginas) • 326 Visualizações
ma: Ludicidade em sala de aula
Pedagogia - 7º Semestre
Nomes:
Orientador: Professor
JUSTIFICATIVA
¢A partir de algumas reflexões sobre este tema surgiu o interesse em verificar a importância dada pelos professores à utilização do lúdico como instrumento de trabalho docente.
¢As crianças buscam novidades e desafios, demonstrando insatisfação e falta de persistência no que fazem.
¢ A escola se desgasta ao insistir no modelo tradicional de ensino – aprendizagem, sem conseguir a atenção do educando.
OBJETIVOS
¢Refletir sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, e mostrar o quanto é importante a brincadeira na sala de aula.
¢Contribuir com novas metodologias para o professor atuante e para o futuro professor.
¢Averiguar como as atividades lúdicas podem ser excelentes recursos pedagógicos no contexto da educação infantil.
INTRODUÇÃO
¢Publico Alvo : Educação Infantil
¢A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social.
¢A palavra “lúdico” vem do latim Ludus, que significa jogo, divertimento, gracejo, escola.
oUma aula lúdica provoca o aluno a pensar, a produzir, ser criativo.
oO professor reconhece o valor do aluno a operar sobre as situações de ensino, para construir seu conhecimento.
TEMA : LUDICIDADE EM SALA DE AULA
¢O lúdico na educação infantil tem sido uma das estratégias mais bem sucedidas no que possibilita à estimulação do desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de uma criança.
¢A escola e o educador atuam em parceria a fim de direcionar as atividades com o objetivo de desmontar a brincadeira de uma ideia livre e focar em um aspecto pedagógico, de modo que estimulem a interação social entre as crianças.
JOGOS E BRINCADEIRAS PARA A PRATICA EDUCATIVA
¢Basta um pequeno estimulo para que a criança use a sua imaginação a leve para um mundo repleto de criatividade e movimento, expressando o seu interior.
¢O Brincar facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.
JOGOS E BRINCADEIRAS PARA A PRÁTICA EDUCATIVA:
¢Desenvolver atividades para Educação Infantil não é muito fácil, pois os alunos são muito pequenos e tem dificuldade em realizar muitas delas, porém, o papel do professor é o de mediador da criança.
¢O Professor deverá proporcionar condições para que , através da simples manipulação de materiais ou participação nos jogos e brincadeiras, ele possa se desenvolver.
JOGOS E BRINCADEIRAS PARA A PRÁTICA EDUCATIVA
¢Construir por si os conceitos de forma significativa e, assim, criar oportunidades de desenvolver o seu próprio conhecimento.
PRÁTICAS
...