Texto 4. O Sistema de Organização e gestão da escola: teoria e Prática. In: LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012. 10ª de, p. 435- 477.
Por: DianaRadies • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 474 Palavras (2 Páginas) • 3.923 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
Texto 4. O Sistema de Organização e gestão da escola: teoria e Prática. In: LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012. 10ª de, p. 435- 477.
Neste capítulo, o autor aborda conceitos sobre Organização, Gestão Escolar, Direção e Cultura Organizacional, traçando paralelos e diferenças de ações entre cada conceito, relacionando-os à administração/gestão e à estrutura da escola, com o objetivo de esclarecer as peculiaridades da Organização Escolar.
O autor apresenta a organização como uma cultura formal e informal, constituída e constituinte, que considera os procedimentos e normas legais, assim como, o comportamento e as relações criadas no grupo, no dia-a-dia da instituição. Esta organização escolar faz parte da gestão da escola e deve contemplar a aprendizagem escolar, a formação dos profissionais da escola, os valores advindos da cultura/comunidade e a cidadania dos educandos.
O texto traz duas concepções em relação às finalidades sociais e políticas da educação: a Científico-racional que prevê o planejamento, organização e controle da escola e; a Sócio-crítica em que a escola é vista como um sistema que agrega pessoas, importando-se com suas ações, interações sociais entre grupos e a relação da escola com o contexto sociocultural e político. Para além destas concepções há a concepção de Gestão Participativa, que utiliza os princípios da autonomia/participação, através da liderança da direção, que se comporta como articuladora, numa estrutura que atua nos aspectos pedagógicos, administrativos, financeiros e culturais, as diferentes esferas da organização, visando alcançar os objetivos da mesma.
Este sistema supõe: Planejamento (PPP), Organização para saber como realizar o que foi planejado, Direção/Coordenação para coordenar o esforço coletivo do pessoal da escola e Avaliação para avaliar e comprovar o funcionamento da escola.
O autor propõe um controle e assistência nas decisões coletivas, pois assim é possível perceber como tudo está funcionando na prática, quais as dificuldades e como superá-las, necessitando de uma avaliação diária para conclusões e soluções posteriores ou tomadas de medidas necessárias. Não chegando então a uma conclusão concreta, além da que devemos ter escolas democráticas, buscar ouvir a opinião de todos, alunos, funcionários, comunidade, e a partir daí tomar iniciativas que devem ser avaliadas e inspecionadas para que estas realmente possam colaborar.
O texto aborda a preocupação com a atuação docente, procurando sempre criar um ambiente que seja satisfatório para todos, buscando produzir aprendizagens que que façam sentido para os alunos. Não tivemos dificuldades para a leitura ou compreensão do texto, talvez por estarmos familiarizadas com tais práticas e inseridas em escolas e ambientes de docentes que pensem e preguem tais conceitos.
...