Texto dissertativo-argumentativo: A escola como instituição que promove reflexões sobre “quem é o ser humano?”.
Por: martari • 16/2/2016 • Trabalho acadêmico • 370 Palavras (2 Páginas) • 4.839 Visualizações
A sociedade atual privilegia o “ter” em detrimento do “ser”. Portanto a frase ”Você sabe com quem está falando?” é usada pelas pessoas que se sentem superiores às outras.
De acordo com o texto de Mario Sergio Cortella, essa intimidação torna-se ineficaz ao entendermos que o planeta Terra faz parte de um sistema infinitamente maior que ele e que somos apenas um entre bilhões de indivíduos que o habitam.
Dentre os inúmeros grupos sociais que existem no planeta Terra, a escola apresenta-se como um espaço para reflexões sobre a existência humana, a partir do conhecimento já adquirido e difundido pelos estudiosos, cientistas, filósofos e professores.
A função da escola se modificou ao longo dos anos, na tentativa de acompanhar os avanços e as necessidades da sociedade. Atualmente, a escola aparece como uma instituição fundamental para a construção do indivíduo, levando em consideração aspectos cognitivos, culturais, afetivos, sociais e históricos.
Não há mais espaço para a mera reprodução de conhecimentos, pois a sociedade carece de indivíduos críticos, conscientes de seu papel no mundo, honestos e dispostos a melhorar o planeta em que vivemos.
Os conteúdos programáticos continuam tendo um lugar de destaque na escola, mas questões relacionadas à construção da cidadania e à reflexão sobre “quem é o ser humano” e qual a sua função no planeta Terra surgem através dos temas transversais, que propiciam debates e discussões sobre meio ambiente, política, direitos e deveres dos cidadãos entre outros.
A escola é o local ideal para problematizarmos questões essenciais à vida em sociedade, pois é um espaço democrático, onde convivem seres humanos de diferentes raças, religiões, objetivos de vida, valores, comunidades.
Todas as questões que afetam a vida social e individual dos alunos podem e devem ser discutidas dentro da escola, objetivando a construção de uma sociedade mais justa, com oportunidades iguais, a partir da formação de cidadãos críticos, conscientes, capacitados, equilibrados e coerentes.
Diante dos últimos acontecimentos, quando a escola é apontada pela mídia como responsável por comportamentos irracionais apresentados por alguns indivíduos, faz-se necessário intensificar a reflexão sobre as funções e as responsabilidades das instituições: o que é atribuição da escola, o que é função da família, o que é dever do poder público, o que é responsabilidade do próprio indivíduo?
Quem se habilita a responder?
...