Trabalho Estágio
Por: Ana Paula • 16/10/2016 • Relatório de pesquisa • 2.969 Palavras (12 Páginas) • 425 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado Em Gestão Das Organizações Escolares
ANA PAULA DE SOUZA
BIGUAÇU
2016
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Gestão nas Organizações Escolares
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar sob a orientação do Professor Maria Dylma da Silva Ferreira.
Curso: Pedagogia
BIGUAÇU
2016
SUMÁRIO
- Introdução................................................... pg. 4
- . Caracterização da escola......................... pg. 5
- Caracterização da equipe gestora............. pg. 8
2.0. Desenvolvimento e análise das atividades observadas e realizadas.... pg. 10
3.0. Considerações Finais................................ pg. 15
Referências
INTRODUÇÃO
Este relatório irá descrever uma experiência de estágio em gestão, realizado na instituição C.E.I. Oficina da Criança, no período vespertino. No primeiro capítulo serão descritos o histórico e um breve relato das instalações da instituição, seu projeto político pedagógico, como se deu sua construção e a metodologia das avaliações. Além de acompanhar o trabalho da equipe gestora e observar seu trabalho para com a equipe docente e discente, além do seu trabalho com os pais e a com a comunidade.
No segundo capítulo serão desenvolvidos relatos de tudo que foi observado, tanto na gestão escolar, quanto na administrativa, seus planos de ação e como se dá a prática dos mesmos. Além de acompanhar a rotina escolar, reuniões com funcionários e professores, reunião de pais e conselhos de classe.
Finalizando com as considerações finais, onde espero que possa relatar que meu estágio foi satisfatório, e que tenha ampliado ainda mais meus conhecimentos sobre o trabalho da gestão escolar.
CAPÍTULO I – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
- – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
O Centro de Educação Infantil Oficina da Criança, foi fundado em 2001, está situado na rua Cândido Veríssimo, 199, Bairro Universitário. O nome desta instituição foi dado pela diretora com a intenção de criar um lugar no qual, as crianças tivessem contatos com ambientes e atividades diversificadas dentro de um único lugar, proporcionando assim um aprendizado prazeroso e diferente dos existentes.
O C.E.I. possui sete salas amplas e bem arejadas, onde funcionam: Berçário I e II, Maternal, que devido ao número de crianças possui duas turmas, Jardim I, Jardim II e Alfabetização, ao todo são 89 crianças, distribuídas em três turnos: integral matutino e vespertino. Possui uma sala multiuso no andar de cima, onde as crianças dorme após o almoço, e ás Quartas é realizada a aula de balé no fim de tarde. O refeitório possui um amplo espaço, com bancos adequados para as crianças, possui um parque, que passou por reformas recentemente e ganhou brinquedos novos, e dois deques cobertos, sendo um para os bebês quando vão ao parque. Possui um banheiro para os funcionários e quatro para as crianças. Sendo que dois ficam no andar de baixo e dois no de cima. A biblioteca se encontra no andar de cima, porém o acervo de livros é pequeno e é preciso dividir o espaço com a coordenadora, pois sua sala se encontra no mesmo cômodo. A instituição conta com 19 profissionais, entre elas a diretora, a coordenadora e o auxiliar administrativo. Além de duas auxiliares de serviços gerais.
A instituição oferece também aulas extraclasses, como natação, capoeira, ballet, música e musicalização para o berçário, culinária, inglês e educação física.
O C.E.I tem por objetivo proporcionar uma boa qualidade de ensino, oferecendo espaços para que a criança, em processo de aprendizagem, possa questionar, pensar, expressar seus desejos, desenvolver o respeito mútuo, a curiosidade, a afetividade tendo sempre a mediação dos profissionais da instituição.
Quanto a operacionalização do processo pedagógico, é construído o planejamento anual com a participação dos professores, onde é discutido o que irão trabalhar no decorrer do ano letivo. Na qual cada professor é responsável por seus planos diários.
Um dos maiores objetivos da instituição é a participação dos pais na construção do P.P.P. e para que isto se realizasse, a equipe gestora conversou com os pais sobre esse assunto na reunião, onde cada pai recebeu um questionário e assim obtiveram as seguintes conclusões: Os pais acreditam no trabalho carinhoso, atencioso e dedicado da direção e das professoras que se preocupam com o cuidar e o educar de seus filhos; Acham ótimo o espaço físico e o parque para o número de crianças; Quanto a limpeza e organização, se mostram satisfeitos.
De acordo com a instituição, o Projeto Político pedagógico é o fruto de estudos e reflexões com professores, pais, direção e especialistas em educação. Inicialmente é realizado alguns dias de parada pedagógica, com a participação de todos os funcionários da instituição, onde o P.P.P. é debatido, refletido e estudado.
O Projeto Político Pedagógico proporciona a democracia das pessoas da instituição, ou seja, traz a percepção e a proposta de como lidar com as relações de poder que perpassam todas as instâncias, desde a sala de aula a direção da escola, até mesmo para exercício da democracia na sociedade. Ele é mais do que um documento, é um processo de gestão da instituição, que visa estabelecer a concepção que a instituição irá adotar. Na qual a concepção adotada pela instituição é a Sócio Interacionista fundamentado por Vygotsky, permitindo a criança a brincar, pensar, criticar, imaginar, interagir, e gostar do meio educacional.
O planejamento anual é construído com a participação dos professores, onde é discutido o que deve ser trabalhado no decorrer do ano letivo. No qual cada professor será responsável pelos seus planos diários.
A avaliação é feita de trimestralmente, de maneira descritiva. Será dinâmica, contínua, mapeando o processo de aprendizagem das crianças em seus avanços, retrocessos, dificuldades e processos.
1.2 CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE GESTORA
A equipe gestora é composta pela diretora, coordenadora e conta também com o auxílio de um auxiliar administrativo.
...