Trabalho Unopar de Pedagogia
Por: Grazy Soares • 13/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.247 Palavras (9 Páginas) • 391 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Entende‐se que a qualidade da educação apoia‐se na competência de seus profissionais em ofertar aos alunos uma aprendizagem significativa, capaz de promover o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias ao enfrentamento dos desafios atuais, revelados em um mundo globalizado e permeado pelas tecnologias da informação e da comunicação.
A gestão democrática visa em conjunto com os envolvidos no processo escolar, acabar com a ideia de que as instituições de Educação Infantil são apenas “depósitos de crianças”, mas, sim, são escolas em que conhecimentos e habilidades são despertados, estimulados e trabalhados.
Assim, com a temática buscou-se investigar e responder ao seguinte problema: “Contribuições da Gestão Democrática para a efetivação de uma educação de qualidade”?
Sabe-se que o gestor escolar, partindo do pressuposto de que tanto quanto o diretor e coordenador pedagógico, assim como o professor de sala de aula, todos entendidos como gestores, necessitam desempenhar múltiplas funções, entre elas trabalhar conjuntamente com equipe escolar em prol de uma educação de qualidade, incentivar o planejamento e integração família e escola, sendo responsável pela organização de informações, acompanhamento da vida escolar diária de alunos, professores entre outras funções bem como criar meios para articular-se com as famílias dos alunos. Frente a isto, percebe-se a importância da democratização, transparência, participação, coletividade e compartilhamento de ações educacionais na gestão escolar, para que a educação infantil assume seu real significado e em proporções político-pedagógicas de qualidade na oferta de seus serviços à comunidade.
DESENVOLVIMENTO
A gestão democrática consiste em um princípio preconizado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº. 9.394/96 e na Constituição Federal de 1988. Desse modo, é correto afirmar que a escola, para atingir os objetivos propostos pela atual LDB, é necessário a presença de vários profissionais para garantir uma educação digna e de qualidade, uma vez que, conforme as fontes citadas, a educação é um processo social e cooperativo que requer a participação de todos os profissionais existentes na escola, como também a participação das famílias e da comunidade.
Tomando como base esta perspectiva Lück (2009), afirma que a gestão democrática deve proporcionar a participação de todos os segmentos da unidade de ensino, o planejamento e a execução do plano de desenvolvimento da escola, sob forma articulada, com a finalidade de realizar uma proposta educacional de acordo com as necessidades sociais existentes na qual a instituição escolar encontra-se inserida.
A gestão democrática deve servir de instrumento na transformação da prática escolar e de preparação da comunidade, devendo garantir um espaço de participação, integração de todas as esferas ligadas a instituição de ensino.
Diante do exposto, uma educação que se queira construir a partir de princípiosverdadeiramente democráticos precisa ter em conta a necessidade de resgatar,salientar e exaltar a qualidade do ser humano como sujeito. Na prática, isso pode se efetivar nas instituições escolares por meio da participação, uma vez que ela pressupõe a construção do diálogo, do embate, do debate, da divergência e da formação paulatina de uma vivência fundamentada no respeito ao outro. (PARO, 2006, p.99)
O desafio da gestão democrática se faz em trazer um novo fazer pedagógico, em conquistar e identificar todos os elementos envolvidos, como: professores, alunos, pais, comunidade, administradores, mantenedores, governo ou município a terem um objetivo comum, a qualidade de ensino.
A gestão democrática é o elo entre sociedade e educação, promovendo, políticas públicas com intuito de alcançar uma educação de qualidade.
Uma educação de qualidade para todos requer igualdade, a concepção e adoção de práticas de gestão capazes de materializar as políticas públicas e as disposições da legislação do ensino, no cotidiano das instituições escolares e sistemas educacionais. (SANDER, 2009, p.84)
Somente através da gestão democrática alçaremos uma instituição de ensino que tenha qualidade de educação, consolidando progressivamente a autonomia financeira, administrativa e pedagógica, compartilhando a gestão junto com a comunidade escolar e acima de tudo, tenha significado humano.
A gestão democrática da educação é de grande valia e muito valorizada nos dias atuais, no Brasil e no mundo, mesmo que ainda falte compreensão acerca desse tema e, consequentemente, não seja utilizado devidamente diariamente no cotidiano escolar. Sua importância é recurso de participação humana e de formação de massa crítica para o exercício da democratização da escola e da cidadania na sociedade, com vistas a construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária como fonte humanização.
O ideal da democracia supõe cidadãos que absorvem a evolução das esferas públicas, que se informam do que acontece no meio político, educacional e social, bem como dos principais problemas em que possuem a consciência de escolher entre as várias alternativas que são apresentadas pelas forças políticas e que se interessam pela participação de todos.
...