Trabalho de Estudos Disciplinares V
Por: professorpedro • 18/6/2016 • Trabalho acadêmico • 840 Palavras (4 Páginas) • 988 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
TRABALHO EM GRUPO – TG
Pedro Alexandre da Silva RA 1536929
Solange de Souza Pacheco Fernandes RA 1522169
Adriana Donata Vaz RA 1537413
TRABALHO EM GRUPO – TG
POLO
BERTIOGA
2016
Pedro Alexandre da Silva RA 1536929
Solange de Souza Pacheco Fernandes RA 1522169
Adriana Donata Vaz RA 1537413
TRABALHO EM GRUPO – TG
Trabalho de Estudos Disciplinares V, solicitado pelo professor Maria Rita de Oliveira, da matéria Estudos Disciplinares V.
POLO
BERTIOGA
2016
Tema: Primeiro Dia de Aula: Teatro de Fantoche
Objetivo:
Promover a integração dos alunos na escola.
Justificativa:
O teatro de fantoches ajuda a criança a construir a sua identidade, pois, nestes jogos, ela poderá desempenhar diversos papéis sociais (personagens) e experimentar diferentes sensações e emoções. O fantoche deixa de ser um objeto e torna-se um papel, cria vida, tem uma ação e uma identidade, os quais ela pode experimentar através do boneco. Nessas brincadeiras livres, aparentemente despretensiosas, as crianças poderão expressar seus conflitos, bem como aprenderão a conviver em harmonia, visto que, naturalmente, brincarão em grupo, e terão de combinar entre si as regras da brincadeira, além de contar com o espírito de solidariedade e cooperação.
Então, poder levar até a as crianças uma ideia diferente como o teatro de fantoches, poderá fazer com que a criança aumente o seu interesse sobre determinado assunto, porque naquele instante ela se adentrará a um mundo mágico sobre o tema passado em sala de aula, que com esta ferramenta pedagógica se tornará mais interessante de ser entendida pelos alunos.
O professor prepara com antecedência a sala de aula com o cenário de um teatro de fantoches e coloca no centro da sala um baú com fantoches. Para deixar o ambiente mais alegre, coloca a música “Superfantástico”, afim de deixar os alunos curiosos. O professor se coloca atrás do cenário esperando os alunos entrarem. A cada momento que um aluno entra, o professor dá boas vindas a ele, e a todos o outros, porém o professor não aparece, mas sim, utiliza um fantoche. Nesse momento começa o estímulo e as trocas entre professor e alunos.
Para iniciar, o professor pergunta o nome de um por um. Esse aqui é meu amigo Pauinho.Ao chegar no último aluno, o professor pergunta a todos:
- O que será que tem nesse bau?
Após os alunos se colocarem, o professor pede para cada aluno ir o baú e escolher um fantoche e que o nome desse fantoche é o mesmo que o seu.
Nesse momento, vocês falarão comigo usando seus fantoches, fala o professor.
Paulinho: Olá pessoal, tudo bem com você? Sabe, estou com um grande problema, as aulas irão começar e eu não quero ir a escola, não gosto nada, nada...(entra na cena a Luluzinha) a fada mágica.
Luluzinha: Escutei alguém falar que não gosta de ir a escola! Quem foi?
Paulinho: Fui eu!
Luluzinha: Nossa, não tinha percebido que a sala está cheia de crianças lindas! Vou perguntar o nome de cada um de vocês. Agora que já sei o nome de todos, voces irão me ajudar. O professor falou que não gosta de ir a escola, como pode?
Paulinho: Sabe Luluzinha, queria muito aprender a gostar de estudar, a gostar de ir a escola, mas não consigo. Você poderia me ajudar?
Luluzinha: Claro!!! Mas terá que fazer todas as tarefas que eu mandar.
...