Trabalho de relatório de estagio de educação infantil
Por: madalenagal • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 529 Palavras (3 Páginas) • 436 Visualizações
[pic 1]
Anhanguera unidade 3
Pedagogia
Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Professora: Renata Fray
Nome: Fabiana Molina R.A.: 7682753970
Nome: Ingrid Cristina R.A.: 7415620012
Nome: Joelito Souza R.A.: 6818466091
Nome: Madalena Galvão R.A.: 7084567104
Nome: Natielli Varela R.A.: 1299110293
Campinas, 06 de abril de 2015.
Uma das grandes barreiras enfrentadas pelas escolas são as estruturas que devem ser adaptadas, pois algumas já possuem o número de salas limitado, tendo que rever possibilidades de construções de mais salas. O mobiliário das salas também tem que ser adequado para atender as crianças pequenas na faixa etária de seis anos, para não comprometer a postura e a circulação sanguínea.
Quanto aos professores, devem ter um treinamento específico para essa nova modalidade de educação brasileira, deve ser mais criteriosa e merecem maior atenção afim de que cada profissional entenda melhor cada aluno de seis anos na escola.
Com isso, vemos a necessidade das escolas se adaptarem às exigências da lei, de forma séria, pois ensinar de qualquer jeito pode causar prejuízos psicológicos aos pequenos, devem ser separados dos demais, pois pode haver conflitos pela diferença de idade.
O currículo de alfabetização (matemática, oralidade, cultura e sociedade, corpo humano e saúde) deve ser abordado através de projetos pedagógicos, numa dinâmica mais criativa à dos livros didáticos.
Nessa idade as crianças correspondem melhor quando recebem informações de forma lúdica e o ambiente escolar pode não ser de grande ajuda pois os instrumentos usados são metodológicas, o que não atrai os pequeninos.
A solução viável para esse possível problema é agregar aos primeiros momentos do período de nove anos ferramentas de caráter lúdico, tais como músicas, desenhos, filmes, jogos, brincadeiras entre outros.
Enfim, tais barreiras podem ser derrubadas, o governo implantou a nova educação, agora deve rever as estruturas das escolas e capacitar professores para receber essas crianças, adequando um ensino de qualidade para que as mesmas possam aprender de maneira prazerosa e lúdica tudo que for ensinado em sala de aula.
Bibliografia:
O Ministério da Educação – MEC (www.mec.gov.br).
...