Trabalho individual 8 semestre
Por: Priscila Paula • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 474 Palavras (2 Páginas) • 1.050 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
MARLENE DE ARAÚJO SÁ
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Eixo temático: Temas Atuais em Educação
[pic 3]
Rio Pardo de Minas
2015
MARLENE DE ARAÚJO SÁ
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Eixo temático: Temas Atuais em Educação
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Educação de Jovens e Adultos, Processos Escolares de Inclusão, Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, Projeto de Ensino em Educação e Seminário VIII.
Tutora eletrônica: Liliane Cristina Lira de Lima
Tutor(a) de sala: Gizelda Braz dos Santos
Rio Pardo de Minas
2015
Introdução
O trabalho acadêmico a seguir apresenta análise crítica e argumentativa sobre a Inclusão Escolar nas escolas e sua realidade pelos olhos da lei, alunos ouvintes, professores e família.
Pretende explorar a Inclusão Escolar nas escolas, como deve ser esse processo, como está sendo tratada a questão nas escolas, o que a escola deve fazer para aprimorar o tratamento de alunos com necessidades educacionais especiais.
Revendo a Inclusão Escolar
A educação é um direito de todo cidadão garantido pela Constituição Federal brasileira de 1988. Sendo assim, os alunos com necessidades educacionais especias podem frequentar as escolas públicas.
Vários são os tipos de deficiências, e elas requerem cuidados especiais. Na escola não pode ser diferente, o atendimento a esses alunos deve ser bem organizado, planejado e principalmente revisto como está acontecendo.
Geralmente, as escolas públicas brasileiras não oferecem estrutura física adequada, professores qualificados, intérpretes em libras, para que seja feito o atendimento correto aos alunos com necessidades educacionais especiais.
Os alunos com necessidades educacionais especiais são bem acolhidos pelos outros alunos, que até gostam de ajudar, dependendo da situação.
Os professores ainda não sabem como lidar com o aprendizado dessas crianças, uma vez que não estão preparados para o trabalho com alunos deficientes.
Para a família das crianças com necessidades escolares fica a preocupação com o atendimento feito a eles na escola, e com o desenvolvimento da aprendizagem e socialização.
Considerações Finais
Acredita-se que a Inclusão Escolar deve ser feita de forma a priorizar o aluno para que ele se sinta seguro e bem acolhido em sala de aula e em toda a escola.
...