Tópicos Especiais em Gestão Governamental III
Por: LucianaBarboza • 17/4/2016 • Trabalho acadêmico • 3.371 Palavras (14 Páginas) • 286 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA
PEDAGOGIA – E. A. D.
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA
PEDAGOGIA – E. A. D.
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Trabalho apresentado como exigência da Disciplina Projeto e Pratica de Ação Pedagogia do 3º Período do curso de Pedagogia para Educação Infantil turma de 4 a 5 anos.
Professora Lucy Almeida
SUMÁRIO
1.TEMA......................................................................................................3
2.JUSTIFICATIVA......................................................................................3
3.SITUAÇÃO PROBLEMA.........................................................................4
4.PUBLICO ALVO......................................................................................4
5.OBJETIVOS............................................................................................4
6.EMBASAMENTO TEORICO....................................................................5
7.PECURSOS METODOLOGICOS............................................................7
8.RECURSOS............................................................................................7
9.CRONOGRAMAS DE ATIVIDADES........................................................8
10.AVALIAÇÃO........................................................................................10
11.REFERÊNCIAS...................................................................................11 3
1. TEMA
Alimentação saudável.
2. JUSTIFICATIVA
Este trabalho busca mostrar a importância de se desenvolver um projeto voltado a uma alimentação saudável das crianças. Este tema está sendo abordado, devido ao fato de existirem muitos casos de doenças e problemas causados por uma má alimentação e o fato de crianças estarem desenvolvendo cada vez mais cedo doenças consideradas de adultos como: diabetes, pressão alta, triglicérides, obesidade e outras. Na observação dos alimentos que as crianças trazem no lanche, vemos baixa qualidade nutricional e o grande consumo de “fast-food” e por isso foi escolhido o tema de projeto.
O propósito é incentivar hábitos alimentares nas crianças para ingerirem alimentos saudáveis desde cedo e conhecer a importância e os benefícios para sua saúde. Saber que a alimentação saudável é aquela que reúne todas as substâncias de que o nosso organismo necessita para um bom funcionamento e que requer equilíbrio entre carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais para que se desenvolvam e se tornem um adulto saudável e feliz.
Visto que a escola, é um dos meios que contribui para essa formação ela tem o importante papel de educar e conscientizar seus alunos. A escola é uma instituição de grande influência na vida das crianças, sendo assim, é o lugar ideal para se desenvolver ações de saúde e o desenvolvimento de uma alimentação saudável através de atividades lúdicas. Parte-se do princípio que uma ação desta natureza e porte, não se desenvolve plenamente tendo como alvo somente os alunos, porém deve envolver toda comunidade escolar para que alcance o objetivo que vá além da escola. Queremos a construção de um conhecimento crítico que estimule a busca de condições para um viver mais saudável. E por sabemos que a alimentação correta de uma criança pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo. Sendo assim, esse é o nosso papel como educadores.
Todo mundo sabe da importância de comer bem: traz benefícios para a saúde, ajuda a nos manter ativos para realizar as tarefas do dia a dia e melhora até o humor. Uma alimentação saudável é aquela que reúne todas as substâncias químicas de que o corpo precisa para funcionar corretamente. Requer muita diversidade de ingredientes em todas as refeições, com equilíbrio entre carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Na escola, um espaço ocupado por crianças e jovens, isso se torna ainda mais relevante.
3. SITUAÇÃO PROBLEMA
Para que uma criança tenha um desenvolvimento satisfatório é necessária uma alimentação saudável rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas, proteínas e sais minerais, pois cada um desses alimentos possui propriedades que ajudam no desenvolvimento físico e mental. Trazendo benefícios para a saúde ajudando a manter ativo para realizar as tarefas do dia a dia.
Alguns alimentos têm em suas características funções especificas que não podem deixar de serem ingeridas, podendo comprometer a nossa saúde. É preciso mostrar a importância de uma alimentação saudável e balanceada e quais os benefícios e a necessidade de ter uma diversidade de alimentos ingerido diariamente.
Quando apresentado às crianças vários tipos de frutas, muitas delas não conhecem, não o dia a dia, percebemos que a escola é o lugar ideal para desenvolvermos ações que promovam debates e atividades sobre alimentação saudável e desta forma conseguir inseriro do pressuposto que essa ação não se desenvolve plenamente tendo como alvo somente os alunos, então deve envolver toda comunidade escolar e os pais dos alunos objetivando a construção de hábitos saudáveis.
O domínio dos salgadinhos, doces e chocolates, porém, já é questão de saúde pública. Em 2008mostra que o aumento do número de crianças com excesso de peso varia de 10,8% a incríveis 33,8% conforme a cidade ou região. Diversos outros problemas, como diabetes, hipertensão arterial, alterações ortopédicas e elevação dos níveis de colesterol e triglicerídeos, têm se tornado frequentes entre a garotada.
4. PÚBLICO ALVO
O projeto será desenvolvido com as crianças da Educação Infantil de 4 a 5 anos
5. OBJETIVOS
Adquirir hábitos saudáveis e atitudes para uma boa alimentação
Identificar as preferências alimentares dos alunos
Reconhecer a necessidade de hábitos saudáveis
Saber reconhecer os alimentos que fazem bem à saúde
Reconhecer a importância de uma alimentação saudável e porque nos alimentamos
Desvende as charadas, encontre os alimentos e descubra mais sobre eles
Identificar as cores e texturas e os diferentes sabores/cheiros dos alimentos
...