UM BREVE HISTÓRICO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA NO BRASIL
Por: Fernando Santos Jr. • 20/1/2020 • Monografia • 11.260 Palavras (46 Páginas) • 297 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO FAMAP[pic 1]
COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA
VANDERCLEI DA ROCHA FAGUNDES
UM BREVE HISTÓRICO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA NO BRASIL
MACAPÁ-AP
2018
VANDERCLEI DA ROCHA FAGUNDES[pic 2]
UM BREVE HISTÓRICO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA NO BRASIL
Monografia apresentada ao Colegiado de Pedagogia, da Faculdade Estácio do Amapá, como requisito parcial a obtenção de grau de Licenciado em Pedagogia.
Orientadora: Profª. M.Sc. Efigênia das Neves Barbosa Rodrigues
MACAPÁ-AP
2018
VANDERCLEI DA ROCHA FAGUNDES[pic 3]
UM BREVE HISTÓRICO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA NO BRASIL
Monografia apresentada ao Colegiado de Pedagogia, da Faculdade Estácio do Amapá, como requisito parcial a obtenção de grau de Licenciado em Pedagogia.
Banca Examinadora
___________________________________________________
Profª. M.Sc. Efigênia das Neves Barbosa Rodrigues (Orientador)
Faculdade Estácio do Amapá
__________________________________________________
Prof. Esp. Rildo César dea Silva Nascimento
Faculdade Estácio do Amapá
Aprovado:.........
Em: _____/ ______/ ___________
MACAPÁ-AP
2018
[pic 4]
Dedico este trabalho аo salvador Jesus Cristo, pоr ser essencial еm minha vida, autor dе mеυ destino, mеυ guia, socorro presente nа hora dа angústia, аоs mеυs pais, minha esposa e filhos.
AGRADECIMENTOS[pic 5]
Imensamente ao salvador Jesus Cristo, por ter me concedido saúde, força e disposição para fazer a faculdade e o trabalho de final de curso. Sem ele, nada disso seria possível. Também sou grato ao salvador por ter dado saúde aos meus familiares e tranquilizado o meu espírito nos momentos mais difíceis da minha trajetória acadêmica até então.
Aos meus pais Ivanildo de Almeida Fagundes e Maria do Carmo da Rocha Fagundes, que me deram apoio e incentivo nas horas difíceis. Aos meus irmãos (ãs) Hinderson de Jesus da Rocha Fagundes, Ivanildo da Rocha Fagundes, Helen Silvia da Rocha Fagundes e Nazaré Greice da Rocha Fagundes pelo incentivo e grande ajuda.
Obrigado a minha esposa Mary Lucy Furtado da Costa, que me estimulou durante todo tempo e compreendeu minha ausência pelo tempo dedicado aos estudos. Também aos meus filhos Marco Antônio Costa Fagundes, Gabriel da costa Fagundes, Júlia Rafaelly da Costa Fagundes e Evelyn da Costa Fagundes minhas fontes de inspiração.
E ao amigo Fernando Rodrigues dos Santos, que não me deixou ser vencido pelo cansaço e me ajudou em diversos momentos na realização deste objetivo.
[pic 6]
“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”.
Paulo Freire (1974, p. 30)
RESUMO[pic 7]
A educação escolar indígena no Brasil foi imposta aos povos originários desde os primórdios da colonização, com o intuito de catequizá-los e civilizá-los. No entanto, coerentes com suas cosmologias, esses povos mantiveram um modo próprio de educação. Apesar dos prejuízos infligidos historicamente pela escola nas sociedades indígenas, estas aprenderam a com ela conviver e, em muitos casos, a demandam e a recriam. Observa-se hoje uma "indianização" das escolas nas aldeias, por meio de práticas que buscam na memória, na tradição, nos saberes ancestrais e no ensino de história a afirmação de suas identidades étnicas, fazendo dessa instituição e das práticas que nela desenvolvem possíveis aliadas de luta. O presente estudo faz um breve histórico sobre o nascimento e evolução da educação escolar indígena no Brasil. Também expõe as perspectivas da educação indígena no contexto das políticas de ações afirmativas e da legislação brasileira recente que trata da educação indígena. Tendo como objetivo principal realizar um estudo bibliográfico das diversas formas de educação indígena existentes no contexto da docência, extensão e investigação do nosso País. As mudanças ocorridas nos últimos anos nas políticas de educação reconhecem formalmente a diversidade e a pluralidade étnico-cultural da sociedade brasileira.
Palavras-Chave: Educação. Escola. Indígenas. Ensino.
ABSTRACT[pic 8]
The indigenous school education in Brazil was imposed on native peoples from the beginning of the colonization, with the intention of catechizing them and civilizing them. However, consistent with their cosmologies, the peoples maintained a proper mode of education. The absence of results historically inflicted by the school in indigenous societies was an attempt to summon and, in many cases, to sue and recreate. This page is an indianization of the schools in aldades, by means of the practice of buscating in memory, in tradition, in the ancestral knownes and in the teaching of the mission allies of fight. The present study briefly reviews the birth and evolution of indigenous school education in Brazil. In addition, indigenous education has as a background the proposal of initiatives and the Brazilian legislation that deals with indigenous education. The objective is not fundamental concept and practice in the country concept. The changes carried out in the two years in the pathways of education formally recognize a diversity and ethnic-cultural plurality of Brazilian society.
Keywords: Education. School. Indigenous people. Teaching.
SUMÁRIO[pic 9]
1- INTRODUÇÃO 9
2- JUSTIFICATIVA 10
3- OBJETIVOS 11
3.1 GERAL 11
3.2 ESPECÍFICOS 11
4- PROBLEMATIZAÇÃO 11
5- METODOLOGIA 12
6- CAPITULO I 12
6.1 A CULTURA E A EDUCAÇÃO INDÍGENA 12
6.2 A FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA BRASIL 15
6.3 ESCOLAS INDÍGENAS DA ATUALIDADE NO BRASIL 16
6.4 INTERCULTURALIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA 20
7- CAPÍTULO II 21
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